terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dieta e Academia: organização ajudando a emagrecer.

Olá!
      Esse post serve para dar umas dicas simples que ajudam na organização das compras da casa e dão uma mãozinha na perda das gordurinhas;
      Eu uso um aplicativo contador de calorias para ajudar no planejamento diário de calorias (fat secret) e tenho contado com o planejamento semanal do bandejão (que já vem com as calorias de cada prato expostas) para eu separar os alimentos que levarei de casa para as demais refeições.
      Como falei no ultimo post dessa seção de Dieta e Academia, eu tenho uma lancheirinha térmica que auxilia no cumprimento dessas rotinas diárias que buscam qualidade de alimentos e controle de calorias.
       Saber o que vai comer no dia e na semana ajuda porque:
- vc pode previamente determinar cada refeição e comprar tudo que precisará previamente;
- na organização diária, como vc já viu a caloria de cada alimento, na hora de montar o menu do dia é mais facil controlar as quantidades para não ultrapassar o máximo diário para conseguir perder peso (eu consumo 1300 kcal por dia de seg - sex. Sabado e Domingo como não consigo planejar as refeições fica mt dificil precisar qts calorias eu consumo mas costumo ficar em torno de 1800kcal).
- vc sabe que VAI COMER. Isso parece besteira mas manter o psicológico controlado é muito importante para evitar sair da dieta. A fome quando bate e vc não sabe O QUE e QUANDO vai comer faz com que vc jaque. Sério, é batata. Comigo hj em dia eu nem sinto fome a tarde; Eu como quando eu vejo que deu a hora (de 3 em 3 horas) pq não há aquela ansia de "estou a mil horas sem comer".

        Enfim, vou expor o cardápio dessa semana do bandejão e mostrar como adapto esse tipo de refeição e sua calorias ao resto de refeições que posso ter ao dia.




Foto do Cardápio Semanal do Bandejão da UERJ - 25/08 a 29/08


      Segunda feira (25/08):  eu jantei no bandejão. Tomei sopa de beterraba (125 kcal), escalope de carne (262 kcal), couve flor com ervas (98 kcal), acelga e tomate ( 12 kcal) e feijão (77 kcal) = 574 kcal

Como eu consumo em média 1300 kcal diárias, isso me sobra 726 kcal para eu dividir em outras 5 refeições ao longo do dia. 

No café da manhã: 1 copo de leite desnatado com café - 61 kcal
                              1 pão francês (sim eu como carboidratos no café da manhã!) - 137 kcal
                              2 colheres de requeijão zero - 38 kcal 
Total: 236 kcal 

Tendo em vista que só a Janta e o Café da Manhã estavam "fechados", as demais refeições terão que ser adaptadas as calorias que você já sabe que irá consumir. 

Como eu não estava me sentindo bem ontem,
 eu só comi no almoço:
                                   uma omelete de legumes (207 kcal)
                                   feijão (77 kcal)
                                  couve flor cozida ( 30 kcal)
                                   cenoura cozida (25 kcal)
                                   chuchu cozido (11 kcal)
Total: 350 kcal

 Lanches: - 1 maçã pequena ( 52 kcal) no meio da tarde.
               - 1 copo de leite desnatado (61 kcal) de ceia 
Total: 113kcal

Totalizei na segunda feira 1273 kcal. Pode-se ver que comi diversos alimentos saudáveis (legumes cozidas, sopa de legumes e fruta), não passei fome  e ainda fiquei abaixo do máximo de calorias que eu estabeleci para conseguir perder peso. 

E se eu não tivesse me organizado? Não teria comido a maçãzinha a tarde, iria chegar no bandejão chutando o pau da barraca e, de quebra, quando chegasse tarde da noite em casa não ia só tomar um leitinho mas fazer um lanche completo (e gordo!!!!). 

Enfim, contar calorias não é neurose nem doideira. É pura organização. Você seleciona melhor o que come, organiza melhor as compras que tem que fazer, organiza melhor as horas das refeições, não passa fome e ainda PERDE PESO! Preciso adicionar mais algum benefício?? :p 
Ai é com vocês! 
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário