terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Jovem adulto: viajar é possível!

Ola!

       Apesar da imagem super atrativa do guia de viagem pela a Europa não vou falar dos meus preparativos para o meu mochilão.  Foi realmente só para atrair o seu interesse e te colocar no caminho certo para entrar nessa vida de viajar. 

     Na verdade vou contar as experiências que tive com pequenas viagens nos últimos anos e como me virei para fazer algo que eu amo com o orçamento curtinho comum aos jovens adultos.

     A verdade é que somente comecei a viajar depois que comecei a namorar há 5 anos atrás. As primeiras viagens foram com a familia do love para Santa Catarina (Beto Carreiro - Florianópolis)/ Curitiba. No ano seguinte fomos para Campos do Jordão em São Paulo.

Curitiba - Opera de Arame

Praia da Joaquina - SC

Campos do Jordão/SP


  • Buenos Aires com a mamãe

     Em 2012 foi minha primeira aventura. Era aniversário de 50 anos ehrrr quer dizer, 40 anos da minha mãe e eu queria fazer algo especial para ela e comprei passagens para Buenos Aires para nós duas. No calor da paixão só me preocupei com o dinheiro para pagar a passagem e acabei tendo um orçamento bem modesto para os 4 dias que passamos nessa cidade super agradável. 

Eu e minha mãe em La Plata - "miniatura"
da Notre Dame
     Apesar do orçamento modesto fizemos vários passeios e eu adorei a viagem. A verdade é que a sorte estava do meu lado nessa viagem porque os meus reais dobram quando converteram em peso argentino. Além disso minha amiga tinha um amigo Argentino que encontrou um albergue muitoo bom e super bem localizado. Nós ficamos em um quarto privativo com banheiro e gastamos uns 200 reais! Lindo isso né?

      Me lembro que o tango foi 150 reais no Tango Madero. Tudo foi muito perfeito! Transfer, jantar e o espetáculo fabuloso. 

      Além do passeio na cidade de Buenos Aires nós ainda visitamos La Plata, cidadebem próxima a Buenos Aires, onde tem uma Notre Dame miniatura ^^ Foi um bate volta bem legal e com um custo baixo. 




              Gastei 800 reais entre hospedagem/passeios e alimentação (sendo que no ultimo dia gastei meus pesos restantes comprando uns casacos, lembrancinhas e uma bota - essa foi no c.cred) e mais 200 reais entre as taxas de de embarque e tal que paguei para mim e para minha mãe. 

Sim, isso foi sorte de principiante ^^

  • Aventura em Rio Grande (RS)
      Do nada em Julho de 2013 começou a ter neve em alguns lugares do Brasil. E ainda mais do nada o meu bf resolveu encarar o medo de avião e em menos de 3 dias resolvi as coisas para irmos pro sul. Como tive que comprar por milhas (veja bem... orçamento curto e do nada né) fui separada do namorado.
Igreja no centro de Rio Grande/RS

Frio em Rio Grande 
     


















       

          Cheguei no aeroporto salgado filho em Porto Alegre e voei pro metro (que lindamente fica na porta do aeroporto) e que me levou em 15 min para a rodoviária - aprovadíssimo transporte publico em Porto Alegre!!!

       Essa viagem foi para visitarmos o primo do meu namorado que passou para faculdade em Rio Grande. A cidade é pequena e passei um bom frio com os 8 graus que estava fazendo por lá. Uma delícia. Mas não vi neve nem nada próximo a isso. :/ 

     O que mais fiz foi comprar. Sim amigos, jovem adulta pobre gastando o que não tinha na véspera do baile de formatura comprando blusas de linha pq os preços eram irresistíveis ^^

     Como eu disse, cidade pequena, não fizemos muitas coisas além de bater perna, comprar roupas de frio eeee comerrrr ^^ 

     Os custos dessa viagem foram bem baixos como fui de milhagem. Acho que gastei uns 200 reais com roupa (e te garanto que voltei com MUITA roupa - ô lugar maravilhoso), uns 100 reais com comida e uns 60 reais com taxa de embarque e a passagem de bus ida e volta para Rio Grande (uns 150 reais). 

    Para uma empreitada nada planejada e de última hora até que não gastei muito. 
  • Mini cruzeiro com o namorado
       No ano seguinte quis ser mais organizada e contratei a viagem no cruzeiro em Março para viajar em Dezembro. Um mini cruzeiro da MSC de 3 dias e 3 noites fazendo o percurso rio-ilha bela- búzios-rio. Cabine com varanda externa e comida inclusa - e mais um golpe de sorte - na época que comprei estava uma promoção que você pagava 1 e levava 2. Isso ai. Paguei apenas 2.000,00 pela cabine, valor este devidamente dividido com meu love. 
        
O momento sacal to treinamento em caso de emergência.
Nhé pelo menos serviu para eu fazer graça ^^
       Na véspera da viagem surgiu o problema que era o valor minimo que tinha que colocar no cartão da cabine... nem me toquei que tinha isso até estar bem perto. Mas deu tudo certo. O mínimo para esse período casal era 300 dólares (na época aprox. 700 reais), nos viramos e não gastamos nem 1/3 disso. 

      Optamos pela viagem de pobre e não descemos em nenhum dos portos. Aproveitamos as atividades oferecidas pelo navio, tomamos muito sorvete e comemos. Brother nunca comi tanto. Foi muito feliz ^^

  • Petrópolis com outro casal
      Em Outubro de 2014 fizemos um passeio para hotel fazenda em Itaipava com o irmão do bf e a namorada. Nada muito planejado. Ela conseguiu a hospedagem for free para a gente, dividimos o combustível e fomos. 
      
     Foram 2 dias de passeios na cidade de petrópolis nos principais pontos turísticos. Foi muito legal. 

     Fomos no museu de cera, casa do santos dummont, passeio na cervejaria bohemia, palácio de cristal e visitamos a catedral São Pedro  de Alcântara (linda) no primeiro dia. 

      No segundo visitamos o museu imperial, palácio quintandinha e feira de Itaipava, a feira de Petropólis estava fechada :/ 

       Foi um ótimo passeio e os gastos foram baixos já que não arcamos com hospedagem. Foi o combustível ( 50 reais para cada um), alimentação (em média 50 reais por dia cada um) e os passeios que não eram caros (devo ter gasto uns 50 reais no máximo com todos os passeios). 
  • Paraty com os amigos
       Em 2014 a boa da vez foi uma viagem que sempre quis fazer. Não, não era o destino que importava mas a companhia. 

       Fiz uma viagem de final de semana com meus amigos de infância- 7 pessoas (metade mora em brasília). Alugamos uma casa maravilhosa em Paraty, fomos divididos em dois carro e por isso fizemos vários passeios. 

       De gastos foi a minha parte com meu bf na divisão do aluguel da casa (360 reais), combustível aprox. 20 reais para cada um (que foi dividido entre o pessoal), 120 reais do passeio de escuna para dois, 2 jantares fora (70 reais em um, 50 reais no outro), teatro de bonecos (50 reais, 2 ingressos), 1 almoço fora (30 reais) e passeio de barquinho até a piscina natural na praia do meio (20 reais). 

Por alto gastei R$ 720,00 sendo que o bf pagou metade de quase tudo. Viagem relativamente barata. 

Enfim, essas foram as experiências que tive até aqui com viagens que eu arquei com as despesas. Como vocês podem ver não é impossível. Isso não quer dizer que eu não tenha me enrolado por não me planejar nem nada assim mas serviu de experiência para a GRANDE EMPREITADA que será meu mochilão, algo que irei expor para vocês em outros posts. 

Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário