quarta-feira, 20 de maio de 2015

Jovem adulto: preparativos para a Eurotrip (parte 1)

Olá!

Então pessoal tem perguntado como estão os preparativos para minha Eurotrip e resolvi fazer um post rápido sobre isso.

Faltam 6 meses para meu mochilão e por isso não dá para fechar albergue nem passagens de trem e ônibus, que costumam abrir para compra 3 meses antes.

Contudo o que mais importa nessa fase de planejamento da viagem é "o que eu vou fazer em tal lugar" para poder fixar quanto tempo você vai ficar em cada cidade.

Ah é... eu dividi minha viagem em cidades (e não países) segundo meu interesse em certas atividades de cada cidade.

Serão 30 dias de viagem. Saindo daqui no dia 29.11 e voltando dia 30.12. Ida e volta pela Air France e as passagens custaram R$2.800,00. Muitooo caro. Comprei com antecedência D+! :p Raiva né?

O que você (e eu) aprendemos com isso? Antecedência é bom mas não precisa exagerar (como eu fiz) de comprar a passagem 10 meses antes do vôo x.x

Nesse momento eu já montei o primeiro dia (que passarei em Paris), os 4 dias em Munique e estou montando os 4 dias em Praga. Dá um trabalho considerável.

1º Você pensa no que quer fazer.
2º Você pesquisa e decide em qual albergue ou hotel vai ficar.
3º Você descobre onde as coisas que quer fazer ficam na cidade e a distancia dessas coisas e do albergue.

Aíiiii você começa a montar os dias, juntando as atividades que são mais proximas para não perder mt tempo com deslocamento.

Os dias mais fáceis foram os dias de bate e volta :p 2 dias em Munique farei passeio para cidades próximas: Fussen (castelos) e Dachau (campo de concentração) e 1 dia em Praga vou para Kutna Hora. Aí fica fácil xD

Montar os dias em Munique foi facil pq tudo é perto então a dificuldade foi decidir o que dava para fazer e o que não dava.

Montar os dias em Praga esta se mostrando mais difícil pq tem MUITA coisa para ver. É muito dificil restringir o que dá para ver e o que não dá.

Tenho utilizado o roteiro de outras pessoas para determinar melhor o que eu quero fazer e o que DÁ para fazer. Pelo que eu ouço de outros mochileiros as nossas expectativas com a viagem são muito frustradas em razão do pouco tempo para fazer muitas coisas previstas,

Então estou tentando ser realista na montagem do cronograma. Vejo quanto tempo demoraria para cada passeio, tempo de deslocamento entre uma atração e outra. E já coloquei no coração que talvez não dê para fazer certas coisas e por isso já tenho que sair daqui com a definição do que NÃO POSSO deixar de ver e que passeios seriam " dispensáveis" em caso de falta de tempo :p

Para não falar que não vi mais lugar nenhum, já determinei o que eu quero fazer em Berlim e Londres também. Falta nesses lugares fazer a montagem dos dias.

Berlim vai ser uma cidade fácil pq vou MORAR em museus huauhauhauhau tem museus muito interessantes para mim. Muita coisa de antiguidade. Estou muito ansiosa também pelos locais históricos..

Londres e Paris só vou montar depois de receber o feedback e ajuda do mochileiro-cobaia amigo meu que volta em Junho xD

Dublin: não to neem pensando e sonhando muito pq vai cair no Natal (tudo fechaa) e tenho fé do andrey (meu irmão) já ter passeado bastante e saber o que há de melhor. Sonhoo que talvez (muitooo talvez) dê para ir a Belfast mas é um muito talvez tãooo talvez que ... esquece hauhuaua

Sobre as hospedagens: todas definidas já. Olhei mil albergues, vi todos os comentários dos hospedes e localização no mapa (e olhava por alto as atrações).

Acho MUITO importante primeiro de tudo olhar o mapa das cidades para se localizar, tanto em relação aos passeios quanto na escolha de albergues.

Por fim: deslocamentos na Europa.
Sabe aquele lindo sonho de viajar de trem? Pode estar ameaçado. Bilhete de trem é caro. Passe de trem: só se vc for viajar muitoo.
E as operadoras low cost? Noticia de ultima hora: low cost é para quem tem pouca bagagem. Um se um com uma mochila de 55 litros + 15 para viver 1 mes fora de casa NÃO É bagagem de mão, então, tenho que comprar o assento que vem com direito a despachar bagagem, que significa que o preço da passagem é em média 300 conto x.x todos chora.
O que vou fazer? Sempre que der vou usar o bom e velho busão. É a ideia pelo menos de Munique para Praga.
De Praga para Berlim vou de trem (a principio) pq é baratinho.

Enfim, por agora o que eu tenho é isso.

Ah.. pesquiso passagens aéreas pelo Skyscanner e Trem pela Rail Europe. Albergues no site Hostel world.

Leio mil blogs sobre cada lugar e outros mil sites sobre cada passeio. DÁ TRABALHO!

É isso.  Espero ajudar alguém :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário