sexta-feira, 10 de julho de 2015

Livro: Inverno do mundo

Olá!



Esse livrinho é o volume 2 da Coleção: O século do Ken Follett.

       No post que eu escrevi sobre o volume 1 - Queda de Gigantes eu fiz uma crítica extremamente positiva, não só quando a habilidade de escrita do Autor como a trama envolvente que não me deixava largar o livro pacificamente (era sempre um tormento fechar o livro e ir dormir).

       Esse segundo volume acontece alguns anos depois do fim do primeiro livro. Nenhum dos personagens originais volta a ter seus pensamentos exposto. Nessa fase existem novos personagens que possibilitam que nós tenhamos uma ideia do que aconteceu com os personagens do primeiro livro.

       O início deste livro é eletrizante. Logo nos primeiros capitulos eu já fiquei meeega vidrada pq tenho um interesse particular (só deus sabe pq) na 2ª guerra mundial.

       Contudo, não sei pq, mas acho que como eu gostei menos dos personagens dessa história teve um grande momento durante a leitura que eu não estava tão empolgada. Eu não estava torcendo nem nada para ninguém.

        Foi quando um acontecimento nesse livro repercutiu sobre um dos personagens que eu mais gostava do outro livro. Brotheeeeeerrrr isso mexeu com a minha vida (literalmente pq eu fiquei chocada e só voltei a ler 2 dias depois uhahauhauhu).

       Aí já era. O livro conseguiu toda a atenção que eu podia (e não podia) dar. Eu fiquei todos os dias ansiosa para chegar em casa e poder ler o livro. Parar de ler, novamente, se tornou uma tortura. Comecei a me envolver com os personagens DESSE livro e comecei a torcer por eles. (quando eu começo a torcer já era xD )

        E acabou sendo um bom livro. Não teve o desfecho mega mara como o do outro livro mas eu compreendo pq o fim da segunda guerra mundial simplesmente não veio de verdade. Dali já estava amarrada a guerra fria então não tinha como ter a mesma sensação de encerramento que foi possível ter com o fim da primeira guerra (mesmooo com o revanchismo alemão).

       Enfim, gostei muito do livro, mas não tanto quanto o Queda de Gigantes. Admito que isso me surpreendeu muito ... acho que talvez eu tenha criado uma expectativa muito alta para o volume 2 em razão do meu maior interesse pela 2ª guerra e como a abordagem desse livro não é a que eu preferiria quanto as mazelas da 2ª guerra, eu acho que acabei meio frustrada.

       Ah, mas diga-se de passagem, acho que utilizar uma abordagem diversa do comum para a 2 guerra, isto é, uma perspectiva diferente da que normalmente é passada para o leitor, para mim é uma vitória ABSURDA do Autor. É provável que eu passe a gostar muito mais do livro com o passar do tempo.

       Já iniciarei o volume 3 - Eternidade por um fio. Pelo que eu ouvi do meu irmão e da prima Ana eu VOU sofrer com esse livro.. aiai...

Até o próximo! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário