terça-feira, 10 de novembro de 2015

Livros da Bienal: Maze Runner - v.4 - Ordem de Extermínio

Olá!


E assim "cumpri" o meu desafio contra eu mesma e terminei o box da saga Maze Runner no dia 30.10 e precisei de uns dias para "digerir" tanto o ultimo livro como a opinião geral da saga.

Iniciando esse post para dizer que esse é, para mim, o melhor livro da série e acho que justamente se destacou pq foi completamente diferente  dos demais.

Lógico que quando estamos lendo uma saga criamos afetos pelos personagens e tal. Contudo, o "fim" da trilogia esgotou todo e qualquer vontade minha de continuar querendo saber do Thomas, da Cruel, da chanceler ou de qq coisa relacionada a esse povo.

A história, que começou  muito muito boa com o primeiro livro, ficou copiando as estratégias para manter a atenção do leitor. No inicio costumava dar certo mas foi cansando e tornando a história levemente previsível ou pelo menos cansativa. Depois de um tempo, toda vez que algo bom acontecia eu já não acreditava que era bom. Além disso a história terminou cheia de coisas sem explicação e mal resolvidas.

Foi com essa impressão que peguei, meio sem vontade, o volume 4, esperando mais sofrência para o grupo de sobreviventes da clareira e o bando de vira casacas e pessoas que não sabem de nada.

Mas ai não. O autor resolveu contar o que aconteceu para chegar naquele mundo horroroso em que os "meios" seriam justificados nos fins e pronto. [ Sério... toda história que envolve isso me deixa revoltada.. ]

A história do volume 4 se passa 1 ano após os clarões solares e de uma forma "flash back" o novo protagonista  da série - "Mark" - o jovem adulto desengonçado e inseguro que passou o inferno para sobreviver - vai contando pro leitor o que ele passou desde que os clarões solares dizimaram uma enorme parte da população, enquanto que no presente, conta-se como o Fulgor atingiu a população e como as pessoas ficavam sabendo das alianças políticas que foram formadas.

Eu gostei muito da história e dos personagens dela. Lógico que o drama não podia deixar de existir nem o romance mas achei realmente legal como eles foram apresentados.

E o fim... foi inesperado para mim. Eu terminei a página e voltei para ler de novo pq.. i didnt see it coming... Foi ótimo pela surpresa e pela lógica da decisão dos personagens.

Recomendadíssimo o volume 4 - mesmo para aqueles que não quiserem ler o resto da série.

E sobre a série: compensa como um todo?

Cara, apesar dos pesares, eu gostei bastante da leitura de forma geral. O fato de rolar essa sensação de perder o controle" dos personagens e da história tornou a leitura cansativa mas não é uma leitura horrorosa ou algo do tipo.

Poderia ficar melhor se as passagens que narram lutas não ficassem tão emboladas (por mais que lutas sejam emboladas) para que o leitor consiga formar uma imagem melhor do que tá acontecendo e tal.

Outra coisa que notei que matou um pouquinho foi a desconfiança intensa de todo e qq elemento apresentado na história. Tá certo que é como o pobre do Thomas se sente e vê as coisas mas isso prejudicou o desenvolvimento do livro 2 e 3 pq o leitor não tem esperanças.

Enfim, recomendo a serie sim. Se o leitor gosta duma ficção pós apocalíptica pode até reclamar dessas questões que eu apontei mas de uma forma geral vai gostar da série.

É isso pessoal! Próximos post dos livros da Bienal eu retorno pros livros de autores brasileiros \o/

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário