sexta-feira, 25 de março de 2016

Eurotrip: Dresden

Olá!


Atrações de Dresden

If you want to read this post in english, please click here.

Mais um relato da minha Eurotrip de 30 dias tendo passado por 5 países e conhecido 12 cidades.  

Esse post vai ser mais curtinho porque se trata de um pit-stop entre Praga e Berlim muito famoso entre mochileiros e viajantes que definitivamente vale a pena. 

Dresden é uma cidade reconstruída e linda. Durante a segunda guerra mundial a cidade foi devastada por bombas e ao longo dos anos conseguiu quase um milagre na restauração de prédios e igrejas. Além dos lindos monumentos a cidade tem aquela beleza natural incrivel! 

A ideia de parar lá surgiu lendo outros relatos de viagem. A verdade é que a viagem de trem de Praga até Berlim demora 4 horas. Para que "perder" esse tempo todo de uma vez se eu posso esticar as pernas por algumas horas numa cidade com tantos antros culturais? 

Eu comprei meu ticket de trem pela internet. O site D-Bahn tem a opção de compra com pit-stop onde você coloca o tempo que gostaria que existisse entre o trem que te leva até Dresden e o trem de Dresden até Berlim. A passagem custou 43 euros. 


Meu dia começou cedo em Praga: cheguei na estação de trem as 8h pois eu sabia que ia ter dificuldade para encontrar a plataforma correta - eu estava certa. No painel eletrônico algum bug aconteceu ou eles são desorganizados mesmo e a plataforma de embarque foi alterada 10 minutos antes do embarque. 08:30 eu estava dentro do trem e famintaaaa! 



O interessante desse trem é que quando a viagem é saindo da republica tcheca tem uma "promoção" no café da manhã que além de ter o preço mais em conta você consegue se livrar das ultimas coroas tchecas (que não terão valor em lugar nenhum).
Fiel companheiro de refeições: minha mochila de ataque s2

10:30 cheguei em Dresden. Cidade super organizada! Deixei minha mochila num locker de tamanho otimo localizado dentro da estação de trem. Custou 5 euros e valeu muito a pena! 


Com menos de 5 minutos de caminhada, após sair da estação, eu já estava deslumbrada com a cidade. 




No caminho até o Rio Elba eu passei no meio de um mercado de natal. O cheiro era delicioso e a brisa fresquinha - menos gélida que a de Praga ^^'' - tornou  o passeio muito agradável. 




A visão do Elba é linda! 




A verdade é que o tempo passou voando por ali e eu acabei optando por passar por várias atrações mas não entrei porque todos os lugares tinham filas e preços muito altos (10 euros para ver o domo da igreja O.O). 


Hofkirche
Em 1h e meia de passeio eu passei pela Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora), que por fora já é bem impressionante e realmente tem um domo muitooo alto - eu fiquei meio abobalhada nessa hora porque tinha um músico tocando piano lindamente na hora que eu vi a igreja, e Hofkirche, uma igreja ENORMEEEE e num estilo totalmente diferente da Frauenkirche - muito linda. 


Frauenkirche



Dali eu fui para o Castelo de Dresden ou Residenzschloss onde eu sabia que haviam exposições famosas de tesouros acumulados pelos imperadores alemãs ao longo de séculos.  Eu reservei no meu cronograma 3 horas para essa atração mas diversas pessoas na internet recomendavam 4 horas ( honestamente 3 horas foram suficientes para mim). 


Residenzschloss 
Comprei o ingresso combinado, que custou 21 euros, dando acesso Castelo de Dresden e ao Historic Green Valt (Grunes Gewölbe) - que é o salão com as maiores relíquias do Castelo de Dresden. Esse ingresso é com hora marcada então se você for em uma época de muito turismo pode ser que tenha que esperar um tempo até seu horário. No meu caso eu cheguei na hora do próximo "grupo".

#Cuidado que existe um ticket que NÃO inclui o Historic Green Vault e este é o principal acervo do castelo!

Eu realmente fiquei maravilhada com alguns trabalhos artísticos. Eu já havia visto muitos trabalhos impecáveis nos museus que visitei em Munique mas os tesouros dispostos neste salão são muitoooo ricos xD Não imagino que nossa sociedade vá reproduzir tais peças de arte novamente. 
Eu tirei umas fotos até queee... um segurança me avisou que não podia x.x Eu realmente não sabia que não podia mas já tinha tirado né? ^^'' 

Além do Historic Green Vault eu ainda explorei outras três exposições que meu ingresso permitia acesso:  o novo Green Vault - com tesouros recentes, Armoury - onde armas de diversas civilizações são expostas e uma parte que expõe moedas. Eu só visitei os dois primeiros porque não tava afim de ver moedas (de novo).  Até gostei das exposições - a de armas é impressionante!!! - mas meu tempo era apertado e eu queria continuar explorando a cidade. 

Saindo do Castelo de Dresden bastava atravessar a rua para chegar no meu próximo destino: o palácio Zwinger. Contudo eu dei uma explorada no local e fiquei estasiada com a Opera Semper *.* 



Depois, ja do lado certo da calçada, bastou andar um pouquinho e cheguei no complexo Zwinger. Eu apenas conheci os jardins e o prédio por fora, porque meu trem saia da estação as 17h, e não havia tempo hábil para explorar minimamente as exposições que o palácio abriga. Juro que fiquei MUITO na vontade mas eu tinha que escolher um lugar (Zwinger ou Dresden Castle). 




E aí após muitas fotos e muitooooo frio eu comecei a voltar para a estação de trem. 

No caminho passei novamente pelo mercado de natal e acabei seduzida por ... comida indiana xD vai saber o que o pessoal oferece nessas barraquinhas mas o cheiro estava delicioso. Paguei 5 euros por uma porção de frango, arroz e um molho delicioso e tão bem servido *.* amo pra sempre mercados de natal na Alemanha s2 




Cheguei adiantada na estação de trem então, com calma, fui no banheiro, desfiz a maioria dos nós do meu cabelo (acho que ja comentei que tive SÉRIOS problemas com nós no cabelo na viagem), troquei as meias (faz TODA a diferença em relação ao frio trocar de meia após longas caminhadas porque os pés suam) e comprei um cappuccino. 

Assim, as 17:00 eu estava dentro do trem pra Berlim. As 19:15 eu cheguei em Berlim e com a ajuda de uma moça muitoooo fofa que conheci no trem consegui comprar tudo que precisava para ir pro Hostel já adiantada para o novo dia. 


Por do sol na saída do Zwinger 

Mas tudo que fiz em Berlim será contado em outro post ^^ 

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário