sexta-feira, 8 de abril de 2016

Livros viajantes: Revolução dos Bichos

Olá!


Essa é a 5ª rodada dos livros viajantes \o/




Admito que esse livro me surpreendeu demais. Eu nunca li a sinopse nem nada sobre o objeto do livro. No grupo de pesquisa de Direito dos Animais e Ecologia Profunda, que fiz parte por um tempo, esse livro estava no rol das bibliografias recomendadas. Como haviam outros livros tidos como mais importantes e que eram pauta das discussões acabou que eu nunca li esses e esperava que fosse um livro voltado para defesa dos animais ou algo do tipo xD

Na realidade, o livro não discute direito dos animais. Os animais, como personagens, são utilizados apenas de forma a tornar a história um pouco diferente da realidade que o autor apresenta. O objetivo é proporcionar ao leitor uma interpretação, prima facie, independente da opinião dominante na época que o livro fora publicado e, assim, buscar a reflexão sobre o comunismo e a forma que Stalin governava a URSS sem abordar o assunto diretamente.

Achei muito interessante porque eu não sabia que história eu ia encontrar e ao encontrar diversos pontos que me lembravam a história do Socialismo na Russia comecei a refletir mais profundamente sobre os acontecimentos reais - até porque eu já estava mega indignada com o que estava acontecendo na "Granja dos bichos".

A história termina de uma forma bem interessante ( para época deve ter ficado um pouco enigmática a depender da opinião política do leitor).

Recomendo ao leitor que leia os anexos pois contextualizam os escritos a época histórica que o autor se dedicou a obra. Faz muito sentido a escolha de contar a história de uma forma inusitada, considerando a resistência geral sentida pelo Autor na época quanto a realização de críticas ao governo de Stálin.

Gostei bastante do livro, leitura reflexiva e fácil. Bom para quem gosta de refletir um pouquinho sobre história, humanidade, sistemas e poder.

Ah, o poder. No final das contas não importa a espécie mas QUEM tem o poder de subjugar as demais (acrescentei isso aqui só para os interessados entenderem PORQUE esse livro encontrava-se na bibliografia de um grupo de direito dos animais xD)

Até a próxima rodada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário