quinta-feira, 23 de junho de 2016

Eurotrip: Dublin

Olá!


E entramos no último terço da minha viagem, que consistiu em 4 dias em Dublin e 5 dias em Paris. Neste post falaremos sobre Dublin e como NADA funciona em terras irlandesas durante o Natal. ^^

Eu cheguei em Dublin na manhã do dia 22.12 e já sabia de antemão que dia 25 NADA funciona. Dia 24 alguns lugares funcionavam, logo eu tinha esse dia e o dia 23 para conhecer TUDO que eu havia pesquisado e LÓGICO que não ia dar 100% certo.

Na verdade eu me chateei muito com o planejamento de Dublin porque eu enviei emails para verificar o horário de funcionamento nessas datas  e a possibilidade de reservas e tudo mais mas alguns passeios que planejei não deram certo mas vou deixar aqui o que previ para que o leitor viajante possa concretizar meu plano e me dizer se ficou bom ou não.

Mas a parte muitooo boa foi que tive companhia nessa parte da viagem do meu irmãozinhoooo  que estava morando em Dublin nessa época \o/ e ainda tivemos uma festa de natal muitoo maneira com os brasileiros que dividiam ap com meu irmão.

Mas bora pro roteiro!

Dia 1 - Café da manhã irlandês, The Spire, Dublinia, Christ Church e visita Guiness

Meu irmão foi me buscar no aeroporto e em 40 min (mais ou menos) nós estavamos no centro de Dublin. Os ônibus saem direto do aeroporto, existindo opção de um ônibus mais "chique"  e direto que custa 8 euros ou o circular normal ( que eu não me lembro mais quanto custa). Como meu irmão já estava safo, pegamos o barato mesmo.

No centro de Dublin existem vários cafés mas nós escolhemos um "tradicional" para que eu  conhecesse o tal do café da manhã irlandes. Gente, era comida pra sempre xD e são comidas pesadas como feijão. Tudo delicioso! Mas não é baratinho não... 15 euros! Mas foi uma experiências muito boa! (e eu estava bem frustrada após Londres com as experiências gastronômicas).


De lá saimos caminhando para eu conhecer o centro, passei pela ponte Ha'penny (que não tem nada demais) e pelo Spire (que é um monumento de Dublin).



Após explorar os arredores e lojas, fomos para o Dublin Castle a pé mesmo, sendo uma caminhadinha um pouquinho mais longa (mas fazia parte do roteiro). O complexo, que parece um castelinho, já abrigou diversas funções ao longo dos seus mais de 800 anos e hoje em dia abriga algumas funções de governo.

Há uma visita guiada mas acabou que na hora não parecia muito legal, aí apenas conhecemos a parte externa.


Existem diversos outros locais no complexo que tem visitação e museu mas nessa época que eu fui nada estava funcionando. :( Deixa pra próxima.


Nossa próxima parada era Dublinia, que é um museu interativo irlandês que conta toda a história, desde os vikings, a época medieval até as escavações e descobertas que continuam sendo feitas até hoje.

Foi um passeio muitooo divertido e muito instrutivo. Eu não sabia diversas coisas sobre os vikings, e mesmo sobre a Irlanda.

Super recomendado para pessoas que viajam com crianças, pois existem bonecos, sons e imagens muito legais.
Foi muito legal uma parte que eles disponibilizavam papel e giz de cera para que nós escrevessemos nossos nomes em gaelico ^^

Admito que me diverti muito batendo fotos nos cenários e com os bonecos do museu.

Na compra dos ingressos para Dublinia é possibilitada a compra da entrada e visitação da Christ Church (igreja linda demaiiis)!! O ingresso custou 8,50 euros. Para conferir preços e horário de funcionamento acesse o site do Dublinia.


A Christ church somente foi vista por nós de forma superficial pois quando terminamos a visitação de Dublinia estava tendo uma celebração, então deixamos para visitar a igreja depois.

Depois disso meu irmão tava muito cansado e voltou para casa. Eu continuei o roteiro indo para a fábrica da Guiness, uma famosa cerveja irlandesa. A visitação é muito instrutiva e cheia de degustações ^^ Eu fui da Christ church para a fábrica a pé mas não é muito perto, então se você não esta com essa disposição toda, pegue um dos mil ônibus que passam por ali,

Não peguei fila, as explicações sobre a forma que é feita a cerveja foram suficientes. O audioguide é incluído e mesmo nos momentos que o pessoal da guiness fala com a gente o inglês é pausado e compreensível. A pint que ganhamos no fim cai muitoo bem e a visão panorâmica da cidade é muito legal.

O único problema que posso dizer da Guiness - Storehouse é o alto preço da entrada: 18 euros! Logo, só vale a pena meeesmo se você gosta ou se interessa por cerveja.

A noite eu acabei morrendo e fiquei de interação com o pessoal da casa. Temple bar ficou para outra vez.

Dia 2 - Malahide castle, Trinity University, Kilmainham gaol, Museu do Leprechaun e Jeanie Johnston tallship e Famine Museum.


Então, esse dia a programação era essa.
Acordar bem cedo, pegar um trem para Malahide para conhecer os jardins e o Castelo Malahide (cidade próxima a Dublin), voltar na hora do almoço, pegar o Luas (tipo um bondinho) até o Kilmainham goal (prisão) e fazer a visitação, voltar andando e passar no Museu do Leprechaun e, se desse tempo, ir no barco-museu. Tá, era um plano impossível xD

Malahide Castle

As coisas começaram a dar errado quando eu fui confirmar que o castelo de Malahide estaria aberto no dia 23 (porque no site aparentemente estaria aberto) mas quando ligamos no dia anterior descobrimos que estaria fechado. Sorte porque aí troquei Malahide pela Trinity University.
A parte ruim é que eu reaaalmente queria conhecer o Malahide Castle mas vai ficar para a próxima vez.

Mas a visita a Trinity University foi interessante porque pude conhecer a lindaaa e famosa biblioteca deles. De fato é muito linda, muito impressionada e lotada de turistas xD A entrada é meio cara pro tipo de visitação MEGA rápida e simples que se tem ( 9 euros!) Mas depois fiquei sabendo que o preço e o fato de estar lotado devia ser porque era feriado :p



Como a visitação foi bem rápida a gente teve a brilhante (só que não) ideia de ir andando até o Kilmainham Gaol - NÃO FAÇA ISSO! É beem longe e nós demoramos a vida pra chegar lá. É tipo bem depois da Guiness. Repito: não faça isso.

Acabou que quando finalmente chegamos lá todas as próximas visitações estavam esgotadas (cidade lotada por causa dos feriados) e a gente foi lá a toa. Agora eles estão realizando a venda dos ingressos com horário de visitação no site (MUITO MELHOR) então provavelmente vocês não iriam passar pelo mesmo azar que eu. O valor do ingresso é 7 euros e para compra-los acesse Kilmainham goal site.
O Kilmainham Gaol é uma prisão que é marco da história irlandesa e eu lamento  muito não ter visitado.

Após a frustração, pegamos um ônibus e rapidamente chegamos ao Museu do Leprechaun.

Eu adorei esse passeio porque quebra MUITO a rotina comum de passeios a museus já que ele é bem diferente. Há inclusive uma sala onde você vê as coisas da perspectiva de um Leprechaun. Recomendadíssimo para viajantes com crianças.







O ingresso custou 14 euros (eu reconheço que realmente é meio caro) mas eu gostei bastante. Para informações, acesse o site do museu.

Por fim, seguimos (correndo) para o Jeanie Johnston tallship and Famine museum. Agora o site esta reformulado e é possível comprar os tickets com hora certa para realizar o passeio. Na época que planejei a viagem não era assim e, segundo o site, o museu estaria aberto na hora que eu cheguei lá.
Maaaas não estava.



Contudo, você pode também se interessar pelo passeio então passarei as informações e com o novo site há garantia de que você vai realizar o passeio :p
O museu é dentro de um barco, que é uma réplica do que foi usado no século XIX na emigração decorrente da grande fome, ocorrida na época.
A entrada custa 9 euros e pode ser adquirida no site http://www.leprechaunmuseum.ie/

Nesse dia nós voltamos pro apartamento e a noite saímos para jantar em um restaurante muito bom maaas que eu não me lembro o nome. O jantar saiu aproximadamente 12 euros e eu achei que valeu muitoo a pena.

Dia 3 e 4 - Dia de compras  e de dormir \o/

Véspera de natal. A única coisa que tínhamos para fazer era fazer compras. Lógico que meu irmão adorou (só que não) e batemos perna o dia inteirinho!

E aí a noite... festa de natal \o/






No dia 25 nada abre e nada aconteceu. Eu dormi o dia todo, acordando apenas para comer no apartamento mesmo.

No dia 26, de manhã cedo, peguei um avião rumo ao meu último destino do mochilão.

Até Paris!


Nenhum comentário:

Postar um comentário