sábado, 9 de julho de 2016

Livros: A casa dos muitos caminhos

Olá!



Esse é o último livro (até onde eu saiba) que se relaciona ao Livro "Castelo Animado" e, apesar de eu não considerar uma continuação da história porque os protagonistas são outros, a verdade é que o pano de fundo é o mundo do Castelo Animado e Sophie e Howl, personagens desse livro, aparecem novamente.

Para ler o que eu falei sobre o livro "Castelo Animado" clique aqui.
Para ler o que eu falei sobre o livro "O castelo no ar" clique aqui.

Essa história me cativou rapidamente porque foi muito fácil para mim a identificação com o momento de vida da protagonista Charmain. Ela nunca precisou fazer nada mas tem sonhos ambiciosos e tem reações muito improváveis quando esta ansiosa - para e vai ler um livro xD

Mas no fundo ela sabe que é muito dependente, que não sabe se virar e que somente aprenderá as coisas se ficar longe dos pais. Quando surge a oportunidade disso acontecer, ela toma coragem para fazer seus sonhos tornarem-se realidade e escreve uma carta para o rei.

Eu sou uma jovem adulta que não sabe fazer milhões de coisas e já me conscientizei que só vou "crescer" quando tiver que cuidar sozinha da minha casa, das minhas roupas e da minha comida. E eu reclamo de não saber fazer as coisas mas não mexo um dedo para mudar isso.. E também há aquela semelhança do "o mundo esta acabando. Puxa, vou ler um livro" xD Lógico que é exagerado no livro mas rolou o reconhecimento.

Enfim, a história se desenvolve de uma forma curiosa. A magia da casa, os mistérios e segredos. Tudo me envolveu muito. Foi utilizado o tipo de "fantástico" a ser descoberto que tanto me interessa.

Só que... esse é um livro da Diana Wynne Jones. Isso quer dizer que ela não se satisfaz de ter uma boa história inicial. Ela tem que criar uma treta maior para envolver a Sophie e o Howl, prejudicando o ritmo da história - e fatalmente diminuir o meu interesse no "fantástico" que eles proporcionam.

E o final tem que ser SEMPRE aquele lixo. Todos os personagens da história estão lá. Esta uma confusão dos diabos rolando mas o Howl resolve tudo e já havia descoberto tudo. Todos felizes no final, apesar de nada fazer muito sentido.

Tá. E será que recomendo essa série de livros? Difícil... Bom, considerando que vc leu até aqui e sabe que o final é uma bosta mas que eu me divertia lendo 3/4 de cada livro, acho que recomendo se você estiver disposto a ficar puto com o fim.

Mas de forma geral acho a autora ruim por escolha dela. Ela escolhe mudar o estilo completamente do meio pro fim do livro como se isso tornasse a história mais interessante ou inesperada. De fato, a história acaba terminando de forma inesperada mas de uma forma ruim porque não faz sentido.

Bom, é isso pessoal. Existem outros livros de fantasia que podem ser mais satisfatórios, logo eu recomendaria DE VERDADE que se vc não tem muito tempo para ler que vc escolha outros livros, e não esses.

Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário