segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Livros viajantes: Fahrenheit 451

Olá!




Atrasado esse post mas foi impossível ter tempo para escrevê-lo antes.

O livro dessa rodada do nosso grupo de leitura "Livros Viajantes" foi este e admito que tive dificuldade para ler ele. Primeiro, porque eu andava muito cansada e atarefada e isto se somou a segunda razão (e a que importa) que é o ritmo lento que a história se desenvolve no inicio. 

Lógico que eu entendo que ao sermos apresentados a uma realidade diferente da nossa (imagina na dec. 50 quando o livro foi escrito, exige aquele excesso de descrições para que o leitor entenda como é a sociedade e o mundo. Contudo, não sei se era a forma de escrever do autor, mas eu realmente achava tudo muito chato. Mesmo a ideia geral "de que os bombeiros não mais apagavam fogo mas provocavam ele" não conseguiu me captar no inicio da história. 

Mas essa é a essência do livro. A sociedade  é insossa e vazia e alienada, logo o personagem principal é chato e vazio e insosso até que a história se desenvolva. 

É inegável que é um livro muito interessante, principalmente quando consideramos que foi escrito há 50 anos e continua tendo uma crítica aplicável a nós (e a tendência alienante para o futuro) e eu achei agradável a leitura do meio para o final. Contudo, não é um livro que eu classificaria como "bom" mas como "útil". 

É um livro que proporciona reflexão então é fabuloso para adolescentes ler um livro desses e se tornar um adulto que reflete - e justamente não concretiza o futuro nefasto previsto pelo livro xD. Agora, como leitura por prazer, para mim deixou a desejar. Os diálogos são chato (lembre-se, personagens chatos) e a condução da história mesmo não é a das mais emocionantes. 

Enfim, recomendo (à título de reflexão) e não recomendo se a proposta de leitura for divertimento. 

E ai? Essa rodada dos livros viajantes esta quase no fim!! 

Falta apenas mais 1 livro dos meus amigos e o livro que eu escolhi, e esta sendo super bem comentado pelos meus amigos leitores, vir para minha mão, para eu ler e comentar. 

Até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário