segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Lalandando: a minha nova viagem para a Europa

Olá pessoal!


Acabo de retornar da minha segunda viagem para a Europa e, de forma a dar informações mais diretas para os leitores do blog, além de separar os posts por cidades, irei fazer posts específicos sobre a acessibilidade para cadeirantes nas cidades de Lisboa e Roma.

Os posts de cada cidade serão quinzenais e na ordem do roteiro.

O roteiro dessa viagem foi:

Lisboa - 3 dias
Sintra - 1 dia
Fátima / Leiria - 1 dia
Roma - 4 dias
Cinque Terre - 2 dias
Sorrento - 3 dias
Capri - 1 dia
Nápoles - uma manhã

Se o roteiro com essa quantidade de dias ficou bom?
Na boa, vai de pessoa para pessoa. O estilo de viagem determina quantos dias você deve ficar em uma cidade ou não.
Acho que Portugal esta com um gosto gritante de quero mais pois queríamos ter ido a Obidos, mas não deu tempo, queriamos ter conhecido melhor Sintra, mas não deu tempo. Descobrimos outras cidades que nem pensávamos em ir e provavelmente estarão em um roteiro futuro, e na real ficou faltando colocar a cidade do Porto nesse roteiro.
Acho que para ficar satisfeito com Portugal tem que separar uns 15 dias, alugar carro e ir rodando. Vale muito a pena.

Roma + Vaticano em 4 dias dá bom. Colocaria 5 dias para não ficar corrido e ser possível ir a todas as ruinas/atrações/restaurantes mara de Trastevere.

Cinque terre - 2 dias esta ótimo! Mas se sua viagem estiver com dias folgados, colocaria 3 dias porque não custa nada relaxar um dia inteiro na praia de Monterosso.

Sorrento - 3 dias é corrido DEMAIS porque essa cidade é ponto de base para conhecer a costa amalfitana. Recomendo 1 dia para conhecer cada cidadezinha (Positano, Ravello, Amalfi...)

Capri - 1 dia é suficiente ou pelo menos foi suficiente para nós.

Nápoles - se arrependimento matasse. Uma manhã só serviu para dar aquele feeling de temos pelo que voltar. A cidade tem bastante coisa para ver e fazer. Boto fé que uns 3 dias aqui é uma boa.

# Fica a dica: recomendo não combinar Itália com outros países. Há um interesse absurdo em diversas cidades italianas então, de forma a otimizar o gasto de tempo e dinheiro, recomendo gastar todo o tempo de viagem que tiver na Italia - até porque ir de outros países para lá exige investimento de tempo e dinheiro que seriam desnecessários se você fizer tudo por lá. 

Recomendações adicionais sobre montagem do roteiro: nem que você faça vários bate-volta, compensa ficar pelo menos 3 dias em cada cidade que você for. O tempo e o cansaço de diversas transferências mata muito a viagem. Em uma próxima viagem minha eu pretendo intercalar grandes cidades (que recomenda-se pelo menos 5 dias) com cidades menores (3 dias).

Passagens aéreas: eu utilizei o decolar.com e o skyscanner para pesquisar os melhores preços de passagens e É POSSÍVEL viajar pra europa (e para qualquer lugar) gastando bem menos só por acompanhar os alertas dessas empresas.
Nós gastamos menos de 2 mil reais por pessoa no trecho: Rio x Lisboa + Roma x Rio e 200 reais por pessoa no trecho Lisboa x Roma.
   Todas os nossos trechos aéreos foram com a TAP.

Hospedagem: (ALERTA MOCHILEIROS!) nesse mochilão nós não tivemos como manter o nosso padrão de baixo custo no estilo mochileiro.

Na primeira parte ficamos em apartamentos (excelentes) locados pelo site airbnb e na segunda parte optamos por bed and breakfast porque os hostels nesses locais tinham um preço que, para duas pessoas, não compensava.

#Alerta 2 para os mochileiros; Italia, de forma geral, é muito cara! Não recomendo para aqueles que querem viajar mais porque certamente uns dias na Italia dão uma baqueada no orçamento. De qualquer forma, o alerta maior é para QUALQUER VIAJANTE: Cinque Terre, Sorrento e Capri são áreas CARAS mesmooo (a la bariloche). 
Logo, se resolver ir nesses lugares se prepare financeiramente porque comer, dormir e fazer qualquer coisa aqui tem que pagar e muito caro.

Sobre o Airbnb: é um site seguro tanto quanto o booking. Você deve ter o cuidado, apenas, de enviar um e-mail para o seu host, falando sobre você e sobre sua viagem. Nem sempre o seu pedido de reserva é aceito então por isso é importante encaminhar a mensagem pelo site.
SEMPRE leia os comentários das pessoas que se hospedaram para saber suas opiniões sobre o host e sobre o apartamento. Mesmo que as fotos sejam lindas, confirme a localização do imóvel e se ele de fato possui tudo o que você precisa.
    O Airbnb é MUITO aconselhável para viajantes que estão em grupo pois ao dividir o valor da diária de um apartamento para várias pessoas fica um valor bem inferior a qualquer diária de hotel com o acréscimo da privacidade e a possibilidade de cozinhar em casa (e economizar uns bons euros)

Passagens de trem: vale a pena (e muito a pena) se programar e comprar as passagens com antecedência porque os preços são infinitamente menores para quem compra antes. Parâmetro: gastamos 19.80 euros por pessoa no trem de La Spezia (Cinque terre) para Nápoles sendo que o custo normal são 80 euros por pessoa. Já é uma fortuna visto assim, agora converte e veja a realidade.
   Todas as passagens de trem foram comprados no site trenitalia.com (com N mesmo gente, o com M é  mais caro!)

Então é isso pessoal, continuem acompanhando o blog para mais informações sobre cada uma dessas cidades.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário