segunda-feira, 27 de março de 2017

Viagem: Cinque terre

Olá!

Essa foi uma das melhores parte da nossa viagem Portugal - Itália e a principal razão é o fato das terre ser um lugar lindo. A outra razão é que passamos o primeiro dia fazendo trilha de uma terre a outra e o segundo dia passeando de barco.

Como chegar: sugiro ir de Milão ou Florença pois são cidades mais próximas de La Spezia. Nós fomos de Roma e a viagem durou umas 5h.
       Atenção para o horário de chegada em La Spezia ou nas terre porque o horário de Check in costuma ser limitado (vi hospedagens que era até as 18h!!)
     Cuidado também com os horários de funcionamento dos trens.

Hospedagem: recomendo que fiquem em La Spezia ou em algumas das terre.
      Nós acabamos pegando uma boa hospedagem mas em uma outra cidade próxima e nos demos mal porque estávamos limitados ao horário do trem (o ultimo as 20h saindo de La spezia!!!!)

Transporte: 
      Há trens o tempo todo saindo de La Spezia e entre as terre. A compra pode ser efetuada nas estações e o bilhete costuma custar uns 3 euros.

Cinque terre significa 5 terres. São 5 cidades que são ligadas por trilha ou por trem e que tem uma característica peculiar: uma visão panorâmica de um mar lindissimo e com um tipo de "horizonte" que eu nunca tinha visto. Talvez não faça sentido mas Daniel teve a mesma sensação que eu.

Dia 01: Dia de Trilha

     Nós começamos bem cedo o dia, e 09:00 já estávamos em Riomaggiore. Tomamos o melhor café da manhã da viagem em uma café que fica na saída da estação de trem e custou uns 4 euros (para os padrões das terre e para a quantidade de comida,foi uma verdadeira barganha - além da comida ser deliciosa! ) - gente infelizmente não to lembrando o nome! =/

     A ideia era começar a fazer a trilha Riomaggiore - Manarola mas eu arreguei. Era subida super ingrime e eu tinha acabado de comer... preferi ir de trem até Manarola, passear um pouco na cidade e depois, com o corpo mais quente, começar a trilha, Foi a melhor decisão.




Fizemos a trilha Manarola - Coniglia em umas 2h.

Paramos para almoçar em um restaurante panoramico e fizemos umas comprinhas de lembrancinha.








Depois da pausa, seguimos nossa rota até a
cidade de Vernazza, que demorou mais umas 2h. Passeamos na cidade, tomamos um gelatto, e retomamos a trilha porque eu tava louca para poder entrar na água.






O trecho Vernazza - Monterrosso foi o mais longo ( e puxado) porque tinha muita subida e descida mas também é um dos mais bonitos. Acho que justamente demorou mais porque a gente não aguentava e tinha que parar para bater fotos xD



A chegada a Monterrosso já foi com por do sol. Corremos para a praia, a areia de pedrinhas foi do céu para massagear meus pés cansados, e a temperatura da água estava excelente.



 Foi um fim de noite perfeito s2

Depois, corremos para não perder o trem de volta.



#Para constar: TODAS as trilhas são bem demarcadas e não exigem guia para serem feitas. O que realmente é necessário é um preparo físico mínimo (porque tem muita subida e descida), levar água e passar protetor solar. 
   Não é necessário fazer todos os trechos, muito menos no mesmo dia como nós fizemos. Se não for muito sua praia, sugiro que faça apenas o trecho Vernazza x Monterrosso porque é muito lindo (mas é puxado, viu?) 

Dia 02: Dia de barco e Porto Venere

Chegada a Porto Venere


   Esse segundo dia foi meio corrido para nós, já que havíamos nos hospedado longe de La spezia, então foi aquele procedimento: levar os mochilões para La spezia, colocar no locker, tomar café da manhã e depois pegar trem para as terre.

# DICA: Deixe suas malas no locker da estação se você for embora no fim do dia, pois evita corre corre. É um dinheiro bem empregado, já que todo o tempo disponível vai ser aproveitado passeando, e não correndo para hotel para pegar malas. 


O roteiro foi o seguinte: fomos de trem até Monterosso, pegamos a barca e fizemos o passeio de barco direto até Porto Venere - a sexta terre - sem descidas. O plano era ficar um tempo em Porto Venere e descer nas cidades que não ficamos muito no dia anterior (Riommagiore e Vernaza).


O passeio de barco foi maravilhoso. Até golfinhos vimos s2

O custo do passeio de barco é 32 euros por pessoa e os horários de saída e chegada em cada cidade são divulgados nos sites das empresas ou no site de cinque terre - http://www.cinqueterre.it/pt-br

     Demorou mais ou menos 1hora até chegarmos em Porto Venere.
      Por escolha nossa, ficamos apenas 1 hora - e nos arrependemos porque foi muito pouco.
     Acho que o ideal é tirar meio dia para Porto Venere, mas não tinhamos todo esse tempo nesse dia. Ficou corrido nosso roteiro, com trem saindo as 18h de La Spezia para o próximo destino.    

    Sugiro pegar um trem mais tarde, por volta das 20h, para aproveitar o dia e não perder o dia seguinte.

Mas deu tempo de irmos na Igreja de São Pedro (onde eu tirei essa foto ai do lado) e de onde se tem uma vista lindissima do mar e dos arredores de Porto Venere).

   Além de conhecer a igreja e apreciar a vista, o caminho por dentro da cidade é bem agradável, tem várias lojinhas , restaurantes e cafés muitoo bonitinhos. Eu realmente adorei a cidade s2

     Há um castelo no topo da cidade, o Castello Doria, mas não tinhamos tempo para visitá-lo - por isso fica a dica para quem reservar meio dia (ou 4 horas) para Porto Venere.

Não há areia nas praias de Cinque Terre. A praia é formada por pedrinhas. 
     Retornamos de barco e acabamos desistindo de descer em Riomaggiore, indo direto para Vernazza.

     A ideia era mergulharmos em Vernazza porque no dia anterior tava muito quente e vimos várias pessoas dentro do mar bem pertinho da beirada. Não tivemos essa sorte pois o tempo fechou totalmente e acabamos apenas fazendo "castelinho de areia" na praia xD


óh esse tempo e essa água com cara de fria xD




Enfim, nosso almoço acabou rolando na praça principal de Vernazza e super rolou o arrependimento - mal servido, caro e atendimento lixo.


O nome do restaurante é Gambero Rosso e eu realmente NÃO RECOMENDO ele principalmente por causa do atendimento. Foi realmente uma experiência ruim.
Nosso almoço custou 46 euros! (uma fortuna) para pratos mal servidos.


Por fim, nós demos um pulo em Monterroso - na fé de que lá daria para dar um mergulho mas preguiçamos de ficar molhados e sujos para pegar o trem - decisão prudente. Aí somente batemos uma foto com o Gigante.

O gigante ali atras 

      De Monterroso, pegamos o trem para La Spezia para seguirmos viagem para o nosso próximo destino. 

Até Nápoles pessoal! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário