quarta-feira, 15 de março de 2017

Viagem: Roma (parte 1)

Olá!

Demorou horrores para eu continuar as narrativas do meu último mochilão - Lisboa/Roma/Cinque Terre/Costa Amalfitana - mas eu estou retomando com o que eu fiz em Roma.

Para começar, sobre a Itália:

Transporte = fomos para Roma de avião de Lisboa pela empresa aérea TAP. O trecho custou 200 reais. Valeu para gente porque nós fomos para Lisboa e a TAP era a melhor empresa em termos e valor para fazer esses trechos.
Para quem vai para Itália (e só Itália), recomendo - pelo preço somente - a ALITALIA.

Entre as cidades: usamos trem sempre, mas há quem fale de fazer os trechos de carro ou ônibus. As passagens de trem foram compradas no site TreNitalia (e não TreMitalia, que tem taxas extras).

Hospedagem = em Roma ficamos em um apartamento locado pelo site airbnb. Nos demais locais pela Itália, reservamos pelo booking.com e hostelworld.
    Nossos parâmetros para escolha de qualquer hospedagem sempre são: distancia das atrações, nota atribuída, comentários negativos (para ver se tem algo que não dá para aceitar), fotos dos banheiros (sim, só hospedagem com fotos do banheiro) e o valor.
    O máximo que gastamos para o casal com hospedagem é 40 euros por noite e. quando a diária é inferior, a diferença costuma ser absorvida por eventual local que só conseguimos hospedagem mais cara (que foi o caso da Costa Amalfitana).

   Para grupos (a partir de 3 pessoas) sempre recomendo alugar um ap no Airbnb porque economiza-se mais de diversas formas, além de ter-se mais privacidade.

ROMA


     Cidade bem caótica, com um transporte público bom - diante dos parâmetros tupiniquins - mas bem ineficiente em relação a um parâmetro europeu (estações com acessibilidade com defeito, coisas quebradas, cheiro de urina e atraso SEMPRE nos trens).
     As pessoas que moram lá costumam não dar informações ou mesmo serem muito rudes com os turistas - algo que me foi narrado por outras pessoas também. Os italianos de forma geral são muito simpáticos e solicitados SALVO os romanos. xD

Mas foram dias felizes, de muitas caminhadas e pontos turísticos magníficos.

Dia 01 - Chegada a Roma, Check in no apartamento, Coliseum e Jantar no restaurante Luzzi

Chegamos no aeroporto Fiumiccino e já haviamos comprando os bilhetes do ônibus expresso Fiumiccino - Termini (estação central de trens e com estação do metrô). Compramos pela internet no site da Terravision  por 4 euros por pessoa. Há trem expresso mas é bem mais caro - mas mais rápido. Pegamos o trem na volta para Roma - mas isso eu conto lá no fim da viagem.

O check in no apartamento demorou muito mais do que o esperado porque o host pediu a sua mãe - que não falava inglês - para nos informar as coisas e, para completar, apesar do prédio ser acessível, o host não possuia as chaves para ligar os elevadores para cadeira de rodas. Demorou quase 2 horas entre nossa chegada até a gente conseguir que alguém emprestasse a chave (apenas para subirmos a primeira vez) com as coisas.

# Pessoas que tem necessidades especiais SEMPRE enfatizem muito no ato de reserva o que você precisa para a sua estadia. O host justificou todo esse problema porque eu não avisei com antecedência que teria um cadeirante comigo mas perdeu todo o argumento quando eu disse que na divulgação do imóvel ele divulgava que o apartamento era acessível, logo, é responsabilidade do host ter os meios para providenciar essa acessibilidade (e não resolver providenciar quando tiver um hospede). A situação foi muito chata porque bastava que ele tivesse as chaves. Para piorar, ele falou para que eu fizesse a cópia das chaves para que eu usasse os elevadores.

Resolvida a questão da hospedagem e recepção da scooter para mobilidade do meu avô, seguimos para o Coliseoum mas tivemos sérios problemas para chegar lá porque a estação de metro do Coliseum tem uma acessibilidade parcial - só para cadeirantes com cadeira de roda comum. Tivemos que dar uma volta que simplesmente se resumiu a 1h de atraso.

Chegamos em cima da hora no Coliseu mas deu para fazer a visitação.





A nossa entrada estava incluída no cartão Roma Pass que adquirimos pela internet pelo valor de 38,50 euros. Neste valor esta incluído transporte ilimitado para 72h, a visita de 2 pontos turisticos- escolhemos os mais caros Coliseu/Foro Palatino e Castelo Sant'angelo - e desconto na entradas dos demais pontos turísticos.
# Não deixe de checar se as atrações que você vai ver estão incluidas e se realmente você vai precisar do uso de transporte ilimitado. Para que se hospeda próximo as atrações e pode ir a pé, acho que o cartão não compensa. 

A entrada do meu avô e da minha mãe (sua acompanhante) foi feita de graça e eles não pegaram qualquer fila. Mil elogios ao pessoal do Coliseum pelo tratamento diferenciado para pessoas com dificuldades de locomoção.

Após sermos expulsos (hehe, falei que chegamos em cima do horário né) do Coliseum, a fome já tava negra e fomos no restaurante recomendado e próximo do Coliseum chamado Luzzi,

imagem obtida pelo google maps
Endereço: Via di S. Giovanni in Laterano, 88, 00184 Roma, Itália.


Preço: 20 euros para o casal. (com 2 taças de vinho!!)

O restaurante é sensacional minha gente. O local é meio rustico e simples mas a comida é boa e o preço é justo.

Cuidado apenas para a enorme fila que costuma ter no local nos horários de pico. ^^


Dia 02 - Hop Hop bus, Foro/Palatino, Almoço no Hard Rock cafe, Gelatto no White Caffé, Caminhada das Fontes.

Nesse dia, meu avô e minha mãe resolveram fazer um tour menos cansativo, optando por pegar um ônibus de turismo. Eles optaram pelo ticket de 48 horas com almoço no Hard Rock café incluido oferecido por um dos milhares de vendedores desse tipo de serviço no Termini. A escolha por essa (que não me recordo o nome, mas acho que é a Green) foi por terem áudio em português.
Custou 38 euros todo o serviço, sendo que essa empresa o tour de 48h, sem almoço, já era um pouco mais caro mesmo que a empresa que costuma escolher (sightseeing - 28 euros por 38h na época). A verdade é que o pacote nessa outra empresa era feito para valer muito a pena fechar o almoço.

Enquanto eles faziam o tour no ônibus, eu e Daniel fomos para o Foro Romano e Palatino, cujos ingressos estão incluídos como única atração junto com o Coliseum no Roma Pass.

É um passeio de dia inteiro  e gostei MUITO do passeio e recomendo. É uma viagem no tempo!






O almoço no Hard Rock foi o esperado - a comida é boa e as porções são bem servidas mas o preço.... Para o meu avô e minha mãe saiu barato, já que incluído no ticket do bus - para nós custou 27 euros (muito caro para nossos padrões de almoço).

Após o almoço, passamos no Café White para tomar gelattos e só rolou alegria. Que delicia de gelatto! Super recomendo! O café White esta localizado bem proximo a piazza barberini e da lá começamos nossas caminhadas.

Dali começamos a caminhada das fontes: Fontana del Tritone (Piazza Barberini); Fontana de Trevi; Fontana di Nettuno e Fontana del Moro. É uma caminhada longa mas que vale muito a pena para conhecer a cidade.

Como nós queríamos ver a fontana de trevi iluminada, nós voltamos o caminho até ela.


E assim acabou o 2o dia em Roma.

Até o próximo post (ainda tem mais 2 dias em Roma!!)







Nenhum comentário:

Postar um comentário