sexta-feira, 14 de abril de 2017

Jovem adulto: a primeira obra a gente nunca esquece

Olá!

       No meu último post dessa seção eu disse o que você precisa para sair de casa. O que eu não contei foi que eu e meu namorado pegamos um "atalho" ainda segurando um pouco nas mãos dos pais para conseguir engajar na vida adulta com qualidade de vida.

       Que atalho? Não, nós não vamos ficar recebendo mesadinha nem nada do tipo. E admito que realmente, somar rendas ajuda muito nessa de sair de casa.

       Mas o nosso atalho foi aceitar ajuda dos pais dele para morarmos juntos sem ter que pagar aluguel. Os pais dele alugam há anos um apartamento que eles moraram quando se casaram (detalhe, estão fazendo esse ano bodas de prata!) e nos ofereceram para ficar no lugar de graça.

       No inicio isso não era opção porque, como muita gente sabe, apartamento que normalmente esta alugado vai sendo maltratado a beça pelos locatários e esse ap em particular estava bem acabado. Contudo, considerando os anos de economia e o conforto maior que nós poderíamos ter nesse apartamento (e o futuro retorno que os pais dele terão) nós resolvemos reformar o apartamento - nem aluguel ( rasgar dinheiro) nem prestações infinitas e absurdas de financiamento.

     A decisão foi tomada no início de Novembro mas a obra somente iniciou em Dezembro. O plano era apenas colocar um revestimento novo (e claro) na cozinha - que era cinza - e também colocar um piso novo por cima do velho na casa. Mas é lógico que considerando a idade desse ap, nosso plano não deu certo.

    O apartamento emprestado tem por volta de 40 anos de idade e a última reforma foi apenas no banheiro há 7 anos atrás. Muitos inquilinos depois, o ap estava um caus e dependia seriamente de uma reforma para ficar do nosso jeito.

      É o que todo mundo diz: começa a mexer e descobre problema.

     Bastou a primeira vistoria do nosso pedreiro para descartarmos o piso sobre piso e revestimento sobre revestimento (na cozinha) porque estava tudo solto já. O plano foi adaptado para: retirar os azulejos e o piso velho, demolir as pias - que estavam tomadas de infiltração, demolir a parede da cozinha que dava para a sala ( vide perspectiva 2) e fechar a antiga porta com tijolos e tudo mais.

ANTES DA REFORMA:
Cozinha e área de serviço - perspectiva 1
Cozinha e área de serviço - perspectiva 2



Banheiro
Sala

Fase 1 da obra: 
Quebra quebra. E essa fase é hiper rápida. Em 2 dias a parede que dividia a sala da cozinha foi abaixo e a antiga porta da cozinha foi fechada com tijolos. Nessa fase tudo são flores porque seu único custo é: pedreiro quebrando e sacos de entulho.

já no fim da Fase 2 - Cozinha perspectiva 1
Terminada a fase 1 e retirados os entulhos inicia a fase 2, que eu vou chamar de "fase dos problemas". E por que esse nome? Tire pisos e azulejos que você verá o reboco, canos e parte elétrica. Descubra muita coisa mal feita, remendos e bombas relógio (pode não ser um problema agora mas daqui a pouco vai dar problema).

E assim descobrimos encanamentos entupidos, canos na parede sem funcionalidade, reboco da parede podre, janela velha colocada sem verga (que quando for retirada resultou na queda de vários tijolos) que não tinham sustentação e paredes completamente tortas que não conseguiriam sustentar os azulejos modernos que tem tamanho maiores.

      A fase 2 resultou em um atraso de 1 semana na obra e em um aumento no orçamento de 1700 reais de pedreiro e aproximadamente 1000 reais de material para a obra. Afora isso, a fase 2 identificou que a fiação elétrica da cozinha (e da casa) passava por dentro do reboco - sem conduítes próprios - o que exigiu uma reforma elétrica total na casa [ troca de quadro de luz, troca de todos os fios elétricos e tomadas]. Como tivemos que mexer com eletricidade, aproveitamos para criar novas tomadas pois nas construções antigas existiam pouquíssimas tomadas, totalmente insuficiente para nossa realidade moderna de mil eletrodomésticos.


Cozinha - perspectiva 2 - Fim da fase 2

área de serviço - após a retirada da janela e queda de tijolos
             Houve realmente um erro no cálculo do tempo de duração da obra pois nosso pedreiro disse que duraria uns 15 a 20 dias TODA a obra  mas no final demorou mais que o dobro - mais uma coisa que todo mundo falava sobre obras, prazo e orçamento sempre dobram.

E o orçamento realmente dobrou porque, além de todo o gasto inesperado com troca de canos, luz e refazimento de reboco e da parede da janela, tem-se os custos com acabamento.

Se você sempre ouviu pessoal reclamando do custo do acabamento, acredite, é verdade. E você fica louco com as opções e tudo mais. É a sua casa e você quer que fique do seu jeito - mas seu bolso não aguenta.

#DICA: não antecipe compra de acabamentos como piso, azulejos, torneiras, etc. Porque quando ainda estamos na Fase 2 nós não temos ideia do que mais pode dar errado e quanto dinheiro a mais vai ser exigido. Lembre-se que a obra ainda tem que terminar e láaa no final ainda tem que pintar o ap, então calma. Termina a fase 2 e aí compra as coisas. Eles entregam rápido e muita coisa você mesmo por levar de carro. Faça isso que aí você terá maior controle sobre os gastos nessa fase tentadora.

Inicio fase 3



Fase 3: é o momento que você começa a ficar mais aliviado - porque começa a ver a casa tomando jeito mas ao mesmo tempo seu dinheiro ja acabou e você começa a ficar irritado com demoras que se mostrem injustificáveis. Nós realmente nos chateamos numa fase da obra que eu tive que botar pressão para terminar - o prazo já tinha estourado e nós iriamos viajar.


Novos pontos de tomada

Instalação do piso - Fase 3

Vista da área de serviço após a reconstrução da parede
da janela e colocação do revestimento da ára

Bastou eu dizer: se não terminar até o dia x a obra vai ser interrompida e isso será ruim para todo mundo porque eu somente pagarei a outra metade do seu pagamento quando a obra terminar.

Aí danou-se. Tinha pedreiro, pintor, eletricista, montador de móveis e eu lá tentando administrar quem fazia o que e aonde.







Para piorar o causa da "última semana" o pinto resolveu dar o bode comigo e não me respeitava. Não me olhava quando eu falava com ele e quando eu pedia para fazer coisas simples (como colocar fita nas coisas para proteger) ele disse que não iria fazer.








Resultado: a obra terminou (ficou faltando só uns detalhes que eu pedi a mais e meu pedreiro fofo me atendeu quando voltamos de viagem) mas a pintura ficou para depois (com um novo pintor).

Quando voltamos de viagem, 1 mês depois da interrupção das obras, foi momento de finalização: 3 dias para terminar a pintura de paredes, teto e portas da casa, ajuste de maçanetas e dobradiças novas, instalação da porta de correr, telas nas varandas e do varal na área de serviço.

Por fim a mudança - todos os eletrodomésticos chegaram dentro do prazo que havia sido dado para término da obra (que não ocorreu) então tudo foi indo para casa da minha sogra até a obra terminar xD

Mas acabou (finalmente) e agora conseguimos nos mudar.


Aprendizados:
Vista da Sala - sem a parede antiga
* Sempre pegue referência dos profissionais e faça alguns orçamento. Prefira o profissional com referência mesmo que ele seja um pouquinho mais careiro - o barato pode sair mais caro (sentimos isso na pintura x.x.)

* Tenha o dobro do dinheiro calculado para o seu orçamento porque realmente obra consome sempre mais dinheiro do que você planejou. Nosso orçamento inicial realmente dobrou e se não tivessemos uma reserva a obra teria parado no meio - e ai sem condição de viver no meio da poeira.

Cozinha vista da sala 
* Não faça obras em períodos com feriados, feriadões ou festas de fim de ano - nós fizemos essa cagada e não recomendamos. Pegue períodos livres em que não vai dar problema nem atrasos desnecessários por recesso das empresas de material, ajudante que faltou porque tava com piriri e afins.

Área de serviço
* Planeje tudo que você quer na sua casa antes - faça o plano de como você quer o ambiente, para saber sobre iluminação, tomadas e tudo mais. Lógico que você pode pagar uma arquiteta que vai fazer tudo isso para você mas isso tem um custo (alto) se você esta com um orçamento apertado.

Com um pedreiro experiente e com os planos feitos por você mesmo (existem vários programas de fácil manuseio na internet, recomendo até the sims para ajuda).



* Tenha calma. Para tudo. Para fazer as compras, para falar com pedreiro, para achar seu apartamento, para escolher palheta de cores, etc etc etc. Vão ter contratempos mas curta a construção de ter seu canto em cada pedacinho de coisa que você fizer.
Adicionar legenda
Recomendações ( para aqueles que moram em Vitória);

Pedreiro - Edimário, contato: (027)99995-4126- Recomendadíssimo. Com todos os perrengues e problemas que o apartamento tinha, o Edimário fez milagre. E, além disso, fazia sugestões para o layot da obra ficar melhor e tudo mais. Tenho ótimas referências de todos que trabalharam comigo mas ele foi realmente excepcional!

Eletricista - Jean, contato: (027) 99829-3722. Acabou que não falei sobre os serviços do Jean mas ele trabalhou muito. Trocou toda a fiação do apartamento, criou novos pontos energia, trocou o quadro de luz do lugar, trocou a iluminação de todos os cômodos e instalou as tomadas para os aparelhos de ar condicionado. Para prédios velhos esse tipo de adaptação da rede elétrica (disjuntores e tudo mais) é essencial pois antigamente não se utilizavam tantos eletrodomésticos, o que causa sobrecarga se não houver preparação.

Pintor - (o bom) Israel, contato: (027) 99900-0771. Excelente serviço e acabamento. Profissional muito responsável e cuidadoso com móveis e acabamentos da casa. Minha casa ficou um brinco DEPOIS da pintura. Realmente tem seu diferencial. Ele pintou paredes, portas, trocou maçaneta e dobradiças.

Montador de móveis - Gesser, contato: (027) 99820-7034. Muito profissional. Montou todos os armários da cozinha (comprei eles na Lojas KD, então não vem com montagem!) e construiu a porta de correr do banheiro - não tirei fotos ai fiquei devendo pro post.

Varal e Telas de Proteção - Casa all varal, contato: (027) 99845-5953. Serviço rápido, de confiança e eficiente. Em poucas horas todas as janelas estavam teladas e o varal instalado.

Frete de entulhos - Carlos. contato: (027) 99843-8763. Consegui fechar a retirada do entulho no mesmo dia;

Frete de mudança - Luciano Fernandes, contato: (027) 99934-9824. Pessoal cuidadoso e pontual.


Experiência contada, dicas e recomendações feita, somente espero que demore bastante minha próxima obra!

Até!

2 comentários: