segunda-feira, 3 de abril de 2017

Jovem adulto: saindo de casa

Olá!

       E não é que finalmente eu tomei a decisão de sair da casa da mamãe?? Não que eu não quisesse antes, na real to tentando isso desde que passeio no concurso (há uns 3 anos atras) mas a vida no Rio de Janeiro não colabora.

       Com um salário de até 3 mil reais é difícil se virar sozinho e manter os confortos e hábitos que o jovem adulto já desenvolveu (ir ao cinema, jantar fora, barzinho na sexta feira, viajar nas férias) - considerando os padrões de um jovem adulto criado na classe média. E aí o sonho de ter seu próprio espaço vai sendo adiado.

       E ter sua própria casa envolve uma série de coisas que envolvem muito dinheiro.

      De saída, ONDE você vai morar?
= > Se for alugar, você precisa gastar para se instalar e ter conforto (investindo em um imóvel que não é seu) e ainda tem que ter 3 alugueres para dar como garantia.
=> Se você for comprar, tem que ter o dinheiro para comprar o ap (a vista - ha ha, ou entrada para financiar - mais viável) e para a papelada (que costuma custar 5% do valor do ap).

     E, independente disso tudo, você tem que comprar o básico para viver. Se não tiver uma verba guardada para comprar essas coisas de cara, isso significa sacrificar uma parcela do seu ganho mensal para ficar pagando as 10 prestações das casas bahia ( nessa hora você supeeer entende porque pessoal faz isso).

    Então, fica a sugestão: planeje essa saída de casa com uma boa antecedência e junte bastante dinheiro - lógico, se você quiser ser realmente independente. Se sua saída de casa é baseada nas "ajudas de custo" dadas mensalmente pelo papai... esse post não é para você.

       Quanto dinheiro reservar? (mínimo de sobrevivência)
       Depende. Eu penso que vale a pena investir mais dinheiro em coisas que terão uma durabilidade maior na minha vida, então na hora de escolher cama, guarda roupa, geladeira e máquina de lavar eu investi em marcas conhecidas no mercado e com muitas referências boas na internet (pesquisa TUTO na internet antes de comprar!!!!)
      E não venha me dizer que você dormirá num saco de dormir e seu guarda roupa será sua mala, nem que você comerá fora todos os dias. Caia na real! Seja adulto e considere que essa decisão para ser séria e definitiva, merece considerações suas sobre suas condições de vida a longo prazo.

     Isso significa, meu caro, que se você sair de casa com essa cabeça, provavelmente você retornará para barra de sua mãe na velocidade da luz porque não vai conseguir ficar vivendo eternamente em condições precária e porque não vai ter uma reserva de dinheiro para modificar essa situação.

     Então você resolveu que quer se mudar definitivamente e quer viver razoavelmente bem? Vamos lá com o básico que você precisa ter: (pesquisa feita no shopping google)
Cama = pelo menos 150 reais (tem umas de 100 reais no mercado livre)
Colchão= 150 reais (ortobom D20) mas existem outras marcas né...
Geladeira = 435 reais (philco, 70 litros, a mais barata que encontrei)
Fogão = 300 reais em média (marcas que não conheço, mas tem 4 bocas e um forninho a gás).
Microondas = 230 reais (para mim é essencial né)
Guarda roupa = 200 reais
Roupa de Cama = 30 reais (conjunto de 3 peças. Sugiro comprar uns 2 ou 3 né.
Roupa de banho = 13 reais (toalha de banho. Também sugiro comprar uns 3)
Prato, copo, talheres = 30 reais (tudo isso você pode comprar individualmente. Chutei um valor)
Conjunto básico de panelas = 75 reais (4 peças, marca desconhecida)
Tanquinho de lavar roupa = 400 reais (marca desconhecida, e não gosto de tanquinho mas melhor que nada)
Varal de chão = 30 reais

Total: R$ 1.600,00 (aproximadamente)

Então, calculando assim pro alto, eu reservaria uns 2 mil reais para mobiliar porque sempre tem outras coisas que você somente descobre que precisa quando já tá lá precisando xD

Separou esse dinheiro? Separa a mesma quantidade de dinheiro para eventuais emergências - porque sim, porque as coisas quebram, porque você pode ficar doente, porque eventualidades acontecem, etc etc.

Acabou?

Não. Não acabou. Você tem que organizar suas finanças e NUNCA gastar exatamente o que você ganha porque, afinal, você não quer ficar no cafofo para sempre. Uma hora você vai querer um ap maior, coisas melhores, enfim, mais qualidade de vida. Sempre deixe folga no seu orçamento.
Estabeleça seus tetos de gasto e se controle pessoa!

Sugestão: faça um caderninho com seus gastos habituais antes de sair de casa (ou baixe um app no seu celular) e se conheça. Identifique para onde esta indo seu dinheiro - até para você saber onde cortar se precisar. Se sem sair da casa da mãe seu dinheiro vai todo embora, reformule seus hábitos e sua vida ANTES de sair de casa - não sonha que você vai mudar depois que estiver fora.

Separou dinheiro para mobiliar, dinheiro para comprar/alugar, organizou as finanças e sente que esta pronto??

Vai lá pessoa! E vá consciente que é sua escolha, que você vai ter liberdade mas que você também terá que limitar seus gastos e realizar TODAS as tarefas domésticas. Lembre-se que tudo tem um preço ;)

Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário