segunda-feira, 17 de abril de 2017

Livro viajante II: A casa dos espíritos

Olá!


E esse foi o livrinho da 3a rodada dos livros viajantes!

Também foi lido antes de realmente passarem o livro para mim xD

    E eu gostei muito da história, principalmente pelo fato dela acompanhar grande parte da história e as modificações vividas durante o Séc. XX em uma país latino.
    Quem acompanha o blog sabe que eu adoroo livros que tenham como direcionamento do enredo fatos históricos (como os livros da Marion Zimmer Bradley e mais recentemente os livros do Ken Follet), e que eu tenho fraco pela história do Séc. XX - um dos séculos com mais modificações sociais/políticas/econômica/tecnológica mas normalmente esses livros se focam na história europeia ou norte-americana.
    Este é o primeiro livro que eu leio em que o pano de fundo são fatos históricos ocorridos na América Latina - mais precisamente no Chile - e eu achei interessantíssimo ver como as realidades históricas daquele país são parecidas com a nossa (machismo, poder dos latifundiários, total descompromisso do Estado com o bem estar de TODAS as camadas, falta de serviços sociais e, por fim, a desestabilização pelas mudanças que culmina no apoio dos Ricos a tomada do poder pelos militares - e posterior ditadura).

# Para constar: eu já li livros brasileiros que relatam fatos reais ou ficcionais ocorridos no Brasil durante o Séc. XX. Na minha afirmação anterior sobre não ter lido livros com pano de fundo na América Latina se refere ao resto dos países, excluído o Brasil.

A história envolve de cara porque a magia esta por ali. O esoterismo, os fatos estranho e a narrativa diferente envolvem e te deixam curiosa. O tempo todo eu ficava: "mas o que aconteceu?"e com isso a Autora me amarrou dias lendo o livro sempre que dava.

Em alguns momentos a história fica lenta, excessivamente detalhada e por isso acaba dando aquela desinteressada. Mas é aquilo, quando o autor se propõe a conta a vida de alguém, é natural que ela vai se tornando mais animada e interessante com a chegada da adolescência e inicio da fase adulta e depois se torne mais parada e desinteressante mesmo - humanidade lide com isso.
  Mas o interessante da história é que justamente demora bastante para essas estagnações acontecerem porque a história se prolonga no tempo e troca os holofotes para a próxima geração, quando a anterior se torna mais parada. (ótima sacada da autora)

  Acho que a forma de escrever que mistura narração em terceira pessoa com a narração em primeira pessoa de um dos personagens - que parece contar suas memórias - uma jogada de mestre porque o leitor tem mais informações sobre esse personagem (como as pessoas veem ele e como ele próprio se vê! Isso colabora muito para o fechamento de uma opinião sobre esse personagem).

  A única critica que faço é quanto ao título do livro. Não há uma casa dos espíritos propriamente dita - então se você esta lendo e considera isso um spoiler maléfico, não é. Você assim já vem sem expectativas e não se frustra.  Existe uma pessoa com poderes especiais e que acaba se associando e se aproximando de pessoas interessadas no além e uma rotina da casa que é permeada por essas coisas. E só. O título poderia ser outro mas talvez a propaganda e venda não fossem tão boas.

  Em 1993 saiu a adaptação hollywoodiana do livro. Admito que quando eu vi o elenco eu fiquei
MUITO animada mesmo e no início o filme parecia ser uma ótima adaptação mas... não é.
  Embora a caracterização tenha sido excelente e os personagens estivessem perfeitos em relação a descrição do livro, a história é toda atropelada, existem cenas cruciais que eles não inseriram, existem cenas desnecessárias do livro que foram mantidas no filme, a história foi adaptada para suprimir diversos personagens e mesmo histórias e, como se não bastasse eu já ter criticado o título, o filme parece ignorar praticamente TUDO que poderia dar o nome ao filme de Casa dos Espíritos.
   Não é que seja um filme ruim mas se tivesse um outro nome e não fizesse referencia ao livro xD Da forma que foi feito qualquer pessoa que veja o filme fica: "Ué porque o nome do filme é esse?"

Conclusão: o livro é RECOMENDADISSIMO e estou muito afim de ler outros livros da Isabel Allende. O filme: é melhor ver antes de ler o livro para não achar ele uma merda xD

Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário