segunda-feira, 10 de abril de 2017

Viagem: Costa Amalfitana

Olá!




E depois de nossas aventuras e Cinque Terre nosso trem, que partiu de La Spezia foi até Nápoles.

O trajeto durou mais de 5h e, como compramos com antecedência,o bilhete custou 19 euros (beeem abaixo do preço comum). Compramos pela treNitalia.


  • Hospedagem em Nápoles:

Como nós chegamos meia noite na estação e planejávamos pegar um trem em direção a Sorrento bem cedo na manhã seguinte, escolhemos uma acomodação bem próxima a estação de trem.

O Bed and Breakfast Travelers esta localizado muito próximo a estação de trem e metrô Napoli Centrale, suas acomodações são novas e super confortáveis, além de ter um host muito educado e prestativo. O preço pela diária foi 55 euros (nosso máximo costuma ser 50 para quarto privativo) mas a localização valeu muito a pena.

# Custo com hospedagem: como nós gastavamos em média 20 a 25 euros num dormitório cada um em nossos mochilões, nós aplicamos a soma dessas diárias como o nosso teto de gastos com hospedagem.
    Nessa viagem nós fomos obrigados a relativizar isso porque a Costa Amalfitana e Capri são lugares considerados luxuosos para os próprios europeus. As hospedagens dentro desse nosso teto sempre eram com banheiro compartilhado ou/e mal localizadas,
     Nós optamos fazer economias em outras partes da viagem para poder custear uma hospedagem decente para nós mas sempre com razoabilidade e isso somente nos custava as vezes uns 5 euros a mais na diária mas ai vai do bolso e disposição de cada um.

Recomendo a hospedagens para aqueles que forem passear em Nápoles ou para aqueles que como nós tem como destino a Costa Amalfitana.


  • Hospedagem na Costa Amalfitana: 


      Prepare o bolso! A Costa Amalfitana tem as hospedagens, alimentação e passeios mais caros que já nos deparamos (só perde para Bariloche!)

     Em Sorrento nós nos hospedagem em dois locais diferentes: o Bella M'briana - que não tinha banheiro privativo nem café da manhã nem era perto da estação de trem (razão pela qual eu não recomendo ele custo x benefício) e custou 55 euros. Nós ficamos aqui 2 dias.

    Já a outra hospedagem que ficamos emergencialmente foi o Sorrento Inn Funzionista, que é um ótimo lugar para se hospedar mas que eu descobri que normalmente é uma hospedagem SUPER cara. É que nós demos a sorte deles estarem com uma promoção no dia e a diária saiu por 45 euros, mas a diária normal deles custa 125 euros!!!! Nós ficamos aqui 1 dia.

Roteiro

Dia 1 - Nápoles - Sorrento - Vesúvio - Herculano - Jantar em Sorrento



   A Costa Amalfitana é composta por várias cidades pequininhas cujo acesso de trem vai até Sorrento, necessitando pegar um ônibus ou barca para ir as demais. Existem barcas que partem direto de Nápoles para algumas cidades, inclusive Sorrento, mas nós não experimentamos esse serviço porque o transporte marítimo tem horários mais rígidos e costumam ser mais caros.

     Nós optamos na hospedagem em Sorrento pela facilidade de acesso - sempre considerando que transferências de cidades são cansativas e devem ser bem planejadas por isso. Por mais que o deslocamento com o mochilão seja mais fácil que com malas há um desgaste físico também.

     O nosso plano inicial era ir até Sorrento, deixar as bagagens e depois retornar para estação Herculano para começar nosso passeio mas decidimos deixar as bagagens na nossa hospedagem em Nápoles para que pudêssemos aproveitar mais o passeio a cratera do Monte Vesúvio pela manhã.

     De Nápoles até Herculano demorou uns 30 minutos e já na saída da estação do trem nós fechamos a transferência até o Monte Vesúvio com uma empresa de ônibus que tem loja e vendedores ali. Realmente não me lembro o valor mas foi menos de 10 euros com certeza. Quando você chega ao parque ecológico onde há a trilha até a cratera do Vesúvio, você paga uma entrada também (custo baixo também).

# Economia: acho que essa forma que escolhemos de fazer o passeio é a mais econômica porque até então havíamos visto na internet tours que cobraram 40 euros por pessoa. Lógico que davam a comodidade de te pegarem no hotel e levarem até lá em cima, mas não foi esforço algum para nós fazermos o passeio por nós mesmos.

   


Nós não demos muita sorte nesse dia e o tempo fechou na hora que iniciamos a trilha até a cratera. Lá emcima ficou realmente frio e as nuvens passam entre nós. Eu achei muiiiitoo legal ser engolfada por nuvens xD


No horário marcado, o ônibus sai do inicio do parque e retorna até a porta da estação do trem de Herculano. Nós retornamos já meio passando mal de fome, e comemos em um restaurantezinho super simples do lado da estação mas que foi a refeição mais barata e gostosa dessa parte da viagem.

Pizza de Macarrão
Após reabastecidas as energias, descemos ladeira e fomos em direção ao sítio Arqueológico de Herculano. Não é tão famoso quanto Pompéia e acho que é justamente por isso que deve ser visitado antes porque ele é mais simples e menor, então você fica deslumbrado em ambas as visitações.

Existia a opção de comprar o ingresso separo e o ingresso para os 5 sítios arqueológicos, aí optamos por esse porque a diferença de preço era bem pequena.

Nós escolhemos pagar o audioguide e eu recomendo fortemente se você for comguia. Lembre-se que você esta visitando uma CIDADE que foi escavada. É grande, tem várias ruas e nada vai fazer muito sentido  simplesmente ficar andando lá sem que qualquer informação seja dada para você.

Durante nossa visitação acabou que ficamos seguindo um grupãaaao que tinha guia, aí tínhamos uma informação mais direcionada.



Pessoas tentando fugir de Herculano após a erupção do Vesúvio
    Após o passeio nós retornamos a Nápoles para pegar as mochilas e ir com calma até Sorrento. A viagem dura 1 hora e nós fomos em pé, porque o trem estava cheio. Foi desconfortável a viagem porque as pessoas ficam batendo na mochila, aí só melhorou quando a gente conseguiu um espaço para por as mochilas. 

   Nós jantamos na Pizzeria Aurora - que não tem nada de mais mas é cara - e voltamos para dormir.

Dia 2 - Dia de trilha: Sorrento - Amalfi - Agerola - Il Sentiero Degli Dei - Positano - Sorrento

Esse foi um dos dias mais legais da viagem e eu espero um dia voltar nessas cidades com mais calma para aproveitar mais. 

      

 Nós saímos cedo de casa pois Amalfi fica a mais de 1 hora de distancia de ônibus de Sorrento. 
     
Os ônibus para lá saem da pracinha em frente a estação de trem de Sorrento e tem uma fila enorme. 
    
Há possibilidade de comprar bilhete único ou bilhete com duração o dia todo. Nós escolhemos o do dia inteiro porque iriamos usar mais de uma vez o ônibus. 

      A viagem de ônibus é um ótimo passeio em si - para aqueles que não sofrerem com a vertigem de muitas curvas e altura. 


Visão panorâmica e confortável para aqueles que conseguirem lugar no ônibus. Para os outros ... pode ser bem cansativo. 


A chegada a Amalfi foi mais do  que comemorada porque no final de tantas curvas eu já estava bem enjoada. 

Infelizmente, como o nosso plano era fazer uma trilha de 4 horas de duração e os poucos horários de ônibus para Agerola naquele dia, fizeram com que nosso passeio em Amalfi fosse meio corrido mas valeu muito a pena. 



A cidade é bonita e tem uma atmosfera diferente das demais que havíamos conhecido. Além disso, os trabalhos artesanais nos deixaram na vontade de sair comprando tudo - lógico que não fizemos isso já que tudo era caro. 

    Almoçamos na cidade, compramos lembrancinhas e quase perdemos o nus para Agerola ^^'' mas tudo deu certo e conseguimos seguir o roteiro que havíamos pego na internet.    
  
     Nós pedimos ao motorista para nos deixar no inicio da trilha Sentiero degli . Dei e ele nos deixou. Ai eu fui num restaurante que tem do lado do ponto - que foi bizu que li na internet - para comprar pão, água e um queijo que eles somente fabricam lá, para piquinicarmos no meio da trilha. 



             Feito isso, seguimos as placas e achamos o início da trilha, ATENÇÃO porque existem diversas trilhas que saem praticamente do mesmo ponto. 



E sobre a trilha.... somente espero voltar um dia de novo nela. As fotos falam por mim.



 Enfim, no finalzinho da tarde nós acabamos encontrando vários filhotes de gatinho e perdemos muuuitooo tempo brincando com eles e dando comida. O fim da trilha acabou sendo um pouco antes. Pegamos um bus até Positano e jantamos lá até o horário do ônibus d Positano até Sorrento.

Mortos, moídos e acabados, chegamos em Sorrento.

Dia 03 - Sorrento - Pompéia - Capri

AVISO: Não compre passagem da barca com antecedência SALVO se houver garantia de que você estará nas docas na hora certo pois eles não reembolsam ou te possibilitam pegar outra barca no mesmo dia pelo valor pago.

O plano para esse dia era bem grande. De manhã nós iriamos voltar a Amalfi e somente iriamos a Pompeia a tarde, com nossa barca (a ultima do dia) comprada para as 19:20.

Acabou que estávamos mortos e arregamos de acordar cedo e ir para Amalfi. Preferimos deixar a bagagem em depósito em frente a estação de trem e fomos para Pompéia de trem por volta 10:30 da manhã. Existem excursões para Pompeia saindo de Sorrento mas acho bobagem.

Eu recomendo 1 dia inteiro para Pompéia se você quiser ver tudo tudinho e ouvir audioguides e tal. Mas se você for que nem eu, que gosta de variedade e tudo mais, e já viu Herculano, umas boas 4h a 5h estaria de bom tamanho.

E nós fizemos uma visitação super tranquila, lanchamos lá e fomos calmamente para a estação de trem as 17h para pegar o trem de 17:10. Só que esse trem não veio. E o anterior a ele não tinha vindo. Após esperarmos 30 minutos alguém da Circumvesuviana avisou nos radiofones que a linha estava com defeito e que havia um atraso de 1h.

Nesse momento nós e várias pessoas começaram a correr para conseguir um transporte alternativo para Sorrento pois várias pessoas também iam pegar a ultima barca do dia para Capri.

Nós morremos em um ônibus que custou 20 euros mas não foi suficiente porque com o trem quebrado formou-se um transito LOUCO e de quebra começou a chover.

Nós descemos do ônibus as 19h e corremos até o depósito, pegamos as mochilas e depois corremos com as mochilas até as docas. Chegamos 19:21 nas docas. Eu vi a barca indo embora e chorei. Chorei muito.

Passado o ódio no coração, nós nos recompomos e fomos jantar na praça principal de Sorrento naquele estado - Mochilão, roupa de aventura do dia, suados e descabelados. Pessoal olhava mesmo para a gente com aquela cara de "Vocês podem pagar uma refeição aqui?" - povo esnobe...

Mas deu tudo certo. Conseguimos cancelar nossa diária de Capri, arrumar uma cama para dormir em Sorrento e, de quebra, ainda saimos para beber altas horas da noite em Pub e eu consegui uma pint de Guiness s2

No final, fomos muito sortudos!

E Capri, ficou pro dia seguinte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário