segunda-feira, 1 de maio de 2017

Livro: Dorothy tem que morrer

Olá!


     Ganhei esse livro da minha sogrinha no nosso amigo oculto de natal no ano passado. Já tava afim de ler esse livro desde que o vi numa livraria pq:
* primeiro eu amo o mundo de Oz (super fã mesmo).
*segundo porque com esse título QUALQUER pessoa que viu os filmes (sim, oS filmes) ou leu oS livros (sim galerie, existem VÁRIAS histórias do Baum sobre Oz, Ozma e outras aventuras da Dorothy).

   Me chamou atenção que a pobre e inocente e boazinha dorothy tivesse alguém que acha que ela TEM que morrer. Na hora: gente, o que rolou em oz? Toda vez que penso em Dorothy e a história de Oz, a imagem que me vem na cabeça é essa:

 
   Minha atenção (e acho que a de todo mundo) foi captada: Por que a missão da protagonista desse livro é destruir esse quarteto do amor e da virtude?

  Aí vem a esperteza da autora (e de muitos autores recentes) que tem desenvolvido histórias novas com um papel de fundo já pronto e acabado por outros autores. Tá mole né? Alguns recontam a história, outros mudam totalmente o sentido da história e outros contam histórias que teriam acontecido DEPOIS da história original (tipo os livros da série "O lado mais sombrio" que fala sobre o pós Alice no País das Maravilhas). A esperteza é que já existem autores em potencial porque normalmente são histórias consagradas e com vários fãs.

   A outra tendência é tornar o pano de fundo algo "mórbido" e totalmente diferente do mundo mágico, bonito e feliz que nos foi inicialmente apresentado.

  Com o mundo de Oz essa não é a primeira vez que se faz uma continuação da saga da Dorothy. Na década de 80 a Disney lançou o filme "Retorno a Oz" que contava a saga da Dorothy sendo convocada pelo Espantalho a voltar a Oz e ela sente que os amigos precisam de ajuda. A Dorothy e seus amigos são bomzinhos mas algo ruim surgiu novamente em Oz.
   O estilo adotado pela produção é bem sombrio e eu me lembro de ficar bem assustada com diversas partes - eu morria de medo da Princesa Mombi ou A princesa sem cabeça (como eu chamava).  Até a Dorothy era meio esquisitinha e os cenários ajudavam nessa imagem mais pesada.

  Mas a proposta do livro Dorothy tem que morrer vai além de deixar Oz mais dark. Oz não é mais a mesma e a culpa é da Dorothy  porque a Dorothy é uma ditadora má (believe me).

  A protagonista dessa história não é a Dorothy - ela é a antagonista. A protagonista é a Amy, uma menina também do Kansas mas com um histórico de vida bem ruim que envolve bullying na escola, abandono parental e alcoolismo na família. A menina não tem amigos e parece que todo mundo acha que ela é um desperdício de potencial. A narração sobre os sofrimentos da protagonista doi no coração pois ficou bem humano mas sempre tem aquele "quê" adolescente que cansa um pouco no desenvolvimento da história.

  Mas vamos pular para a parte de que ela, sua casa (um trailer) e sua ratinha são levados por um furacão para Oz. Parece repetido né? E eles caem em Munchkin land... tá, parece bem chato e repetitivo né?

  Juro para você que é melhor do que isso. Acho que a autora utilizou essa sistemática paralela para aumentar o choque com a nova Oz e justificar o título do livro. Não vou continuar desenvolvendo sobre a história porque perde a graça mas a narrativa se torna interessante, a personagem se questiona  com frequência sobre o que DEVE fazer e o que QUER fazer (algo que não ocorre na história da Dorothy, que é pura e sempre sabe como agir corretamente). A história traz bastante humanidade para a personagem.

  Infelizmente, a protagonista é uma adolescente e o foco do livro parece ser um público adolescente o que hoje em dia significa aqueles INSUPORTÁVEIS momentos corta climax dos rolinhos amorosos SUPER previsíveis apesar de advertências.

# Escritores e leitores do meu Brasil, PQ CARA*&$s continua-se matando aventuras dos adolescentes com romancizinhos? Que saco cara!

   Mas afora esse pedacinho do livro que é bemm chatinho, o resto da história é bem conduzida e vai amarrando o leitor. São muitas duvidas, não dá para confiar em ninguém e você quer saber o que acontece afinal de contas.

   Aí, você JURA que vai descobrir e.... acaba o livro. WTFFFF??? Ódio. Você descobre que é uma sequencia.


 
     Eu ando fugindo de histórias que se dividem em vários livros mas parece que tudo que se vende hoje em dia é assim. E, mais uma vez, estou aqui me roendo para saber: O QUE ACONTECE??

   Já deu para ver que eu RECOMENDO o livro mas existem advertências suficientes de que o público alvo é de adolescentes. Logo, você (adulto e jovem adulto) respire 10x nas partes dramático-adolescentes e sobreviva a isso que você gostará da história principal.

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário