sexta-feira, 12 de maio de 2017

Livros viajantes II: Enfeitiçadas

Olá!



Esse livrinho é da 4ª rodada dos livros viajantes - que na presente data ainda não aconteceu - mas eu antecipei a leitura já que é a rodada do Daniel e ele ainda tá lendo a casa dos espíritos.

O que posso dizer dessa nova trilogia que entrou na minha vida e já considero pacas?

É mais um livro com foco em meninas adolescentes, com romance adolescente e aquele pano de fundo mágico - mas saímos daquela realidade que já tinha cansado do homem do par romântico ser o todo poderoso, e as poderosas são as mulheres.

(tá que as poderosas são perseguidas e mortas então voltamos a estaca zero do poder feminino: mulheres precisam de um homem para se proteger e evitarem de serem julgadas como bruxas - tenham elas poderes ou não. )

Talvez meu tom ácido sobre o romance juvenil/ o homem que salva/assuste mas é que eu ando bem cansada dos autores usarem sempre a mesma fórmula.

Mas esse livro nem foi assim. Quando iniciei a leitura já estava revirando os olhos e esperando mais uma adolescente que tem tudo reclamando da vida, não tendo noção da sua beleza e vivendo em função dos seus suspiros pelo galã perfeito.

Mas a protagonista tem problemas reais - ela é uma bruxa, ela esta em idade de casar (o contexto da história seria o de uma sociedade com regras sociais/vestimenta/morais do séc. XIX), ela tem duas irmãs menores, que também são bruxas, mas como elas perderam a mãe, a protagonista tem a responsabilidade de zelar por elas. Se não bastasse tudo isso, ela tem os próprios problemas para conter a própria magia e definir seus próprios quereres.

Mas a história se diferencia do padrãozão recente - que fica lá focado no relacionamento amoroso - porque o foco da história é o dilema da protagonista quanto aos próprios quereres e seus deveres.

Li o livro em um dia - ansiosa para saber como iria acabar - e terminei o livro louca para pegar o volume 2 xD

E você, já leu esse livro? Esta interessado na coleção? Ou simplesmente gosta de uma história de magia? No caso da última resposta ser afirmativa - recomendo o livro.

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário