sexta-feira, 9 de junho de 2017

Livros: O que há de estranho em mim

Olá!


CUIDADO!! ESSE POST PODE CONTER SPOILERS!! 

Esse livro, admito, me surpreendeu pois as primeiras páginas pareciam bem maçantes, muito dedicado aos pensamentos aborrecentes da protagonista. Estava esperando aqueles chiliques habituais e tudo mais quando.... Tudo mudou porque subitamente ela era uma adolescente com um problema sério mesmo - o pai deliberadamente escolheu largar de vez a responsabilidade dele de ser pai. 

E esse é um problema recorrente com pais na adolescência. Eles dizem que tentaram tudo, que fizeram de tudo, que tentaram conversar e que não sabem mais o que fazer ai... Seu filho é um rebelde e ele não sabe o que fazer então, porque não se livrar do incomodo de ter ele ali todos os dias te lembrando do problema que ele é. 

Cara, o livro é muito forte. Esse intro que eu fiz é apenas uma das maiores justificativas que os pais dão para "largar de mão". Se pai de adolescente é uma barra e acho que todo mundo deveria lembrar disso quando fica sonhando com aquele lindo bebezinho inofensivo. Crianças crescem e quanto mais consciência do mundo tem mas complicado se torna lidar com elas. 

Lógico que em diversas partes da história - que é fictícia - a protagonista demonstra que não sabe das coisas e que esta confusa e com medo mas acho legal que ela também tem consciência de que esta dando o melhor dela para se virar durante a adolescência - e também na situação bosta que o pai a deixou. 

Outro ponto que achei interessante é a resistência pessoas que obviamente precisam de ajuda. De fato, ser humano passa do lado, pode fazer algo, e escolhe não se dar ao trabalho porque é mais fácil, né? 

Por fim, a questão sobre internatos e tratamentos "de choque"e restritores da liberdade como métodos ressocializadores (ha ha, impossível não rir sobre COMO isolar pessoas irá para torna-las mais sociáveis - oi?). O tenso é a exposição desse tipo de método - que NÓS empregamos todos os dias em diversos países para tudo - mas que somente chama atenção quando são adolescentes nessas. [ prefiro não adentrar na discussão mas porque não questionar o sistema prisional? ] 

Gostei bastante do livro e super recomendo a leitura. Vença as primeiras paginas introdutórias que são beeeeem chatinhas que vale as reflexões que o livro provoca. 

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário