quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Viagem: Merzouga - uma noite do deserto

Olá!





Sem dúvida o ponto alto da viagem. As pessoas que conhecemos e o pessoal do tour foram as melhores de toda a viagem. Pessoal tranquilo e hospitaleiro.

Nós iamos ficar 2 noites mas em razão de acontecimentos no meio do caminho optamos por chegar antes e passar a terceira noite. O guia da empresa, Hamid, Marruecos con tus ojos ficou nos esperando próximo a cidade para nos guiar direto até o hotel (Hotel Nasser Palace). 

Nós reservamos o passeio com o Hamid ainda no Brasil e tudo foi conversado e acertado em português. O preço do nosso pacote foi diferenciado porque não envolvia o transporte e custou 100 euros (incluída hospedagem no hotel para 2 noites, noite no deserto, jantar e café da manhã). A noite e dia a mais que ficamos, bem como passeio, foi acertado depois. O Hamid tem perfil no facebook e também se comunica por whatsapp para deixar tudo marcadinho. Supeeer RECOMENDO fazer o tour com essa empresa porque além de muito responsáveis com a qualidade de todo o serviço (pré e pós passeio) é fácil se comunicar com eles (a equipe de forma geral entende e fala espanhol, alguns estão aprendendo português e o Hamid fala muito bem português). 


No hotel, como chegamos a noite, fomos direto jantar e a comida estava deliciosa. Depois do jantar o pessoal se juntou em volta da lareira e começou a tocar tambor. Lógico que eu e Daniel nos juntamos rapidinho. Fizemos amizade com a brasileira Vivi (que trabalha no marruecos con tus ojos), com as espanholas Sara e, contatos que mantivemos após a viagem. 


A hospedagem é confortável e é na beira do deserto. A noite, mesmo dali do terraço do hotel, é lindissima! 
No dia seguinte nós fizemos um passeio de manhã para conhecer o souk de merzouga com a Vivi (fomos com o nosso carro mesmo) e almoçar pizza berbere ( tem algum tempero na pizza berbere que nós não gostamos). 
Para constar: souk de cidade grande ou pequena, da na mesma. As pessoas veem que somos estrangeiros e ja começam a seguir e falar que serão nossos guias. Um saco! Mas a Vivi conseguiu deixar claro para as pessoas que apareciam que nós não iriamos pagar. Teve um que insistiu mas quando eu quase comecei a chorar próximo ao mercado de animais, acho que ele viu que não ia rolar grana xD

Por volta de 15h, ja de volta ao hotel, nos arrumamos para ir passar a noite no deserto. Montamos Abul e Abdulla (nomes que nós demos aos nossos camelos) e passamos a aventura de subir e descer as enormes dunas de areia do deserto do Saara (que descobrimos ser composto de vários ergs). 


Após 1hora montados, chega-se ao acampamento, deixa-se a mochila para escalar as dunas ( boa sorte amigo! Eu somente consegui subir a primeira - e menor- duna porque simplesmente é muito difícil. Comi areia, precisei de ajuda para terminar a subida final. De cima da duna a gente assiste o por do sol - e faz mais amigos xD Fiz amizade com três alemãs que estão estudando na Espanha e a gente desceu a duna juntas de mãos dadas correndo. Foi muito massa! Na segunda vez que fiz isso, no dia seguinte com o Dan, rolei duna abaixo (tem video mas não sou monga de mostrar :p)

Depois dessa aventura retornamos a "barraca principal" onde é servido o jantar (e assistimos os gatos de vigia querendo chegar perto da mesa) e, no meio desse processo escutamos que "a lua ia nascer" e corremos para fora do acampamento. 

O céu estrelado sem sinal da lua. Usamos lanterna e ficamos esperando. Ai, no horizonte no deserto, começou a surgir uma enorme lua cheia. Deve ter demorado uns 10 minutos mas ficamos contemplando embasbacados a mudança no ambiente. A luz da lua era tão forte que era possível enchergar longe no deserto! E o seu ficou lindo. Acho que foi o céu mais lindo que eu vi. Foi a única vez que tive aquele feeling de "estou olhando para o espaço". 

Depois disso, a fome venceu, e retornamos. 

Após o jantar houve uma confraternização unindo todo mundo do tour (umas 25 a 30 pessoas), com tambor e dança e cada grupo de certa nacionalidade cantando uma música. Nós (e daniel c pandeiro) cantamos "mas que nada" e perguntaram se nós eramos cantores no Brasil (ri alto). 

Enfim, nos recolhemos na nossa barraca e "dormimos" até um pouco antes das 6h para ver o nascer do sol nas dunas (que também foi um espetáculo lindo de cores). Dali, nos reunimos na entrada no acampamento para voltar para o hotel nos camelos. 

Obs1. No deserto é muito frio. Tem que se agasalhar muito bem. 
Obs2. Tem areia em tudo, logo se vc pretende dormir, leva uma canga pra forrar o lugar e tal. Eu n consegui (frio e angustia da areia)
Obs3. Banheiro. Mano, é o deserto. Fiquei surpresa de ter vaso! É sujo então vá com isso em mente. 
Obs4. Dependendo do camelo a bunda doi bastante depois do passeio. 





Na volta do acampamento, tomamos café da manhã no hotel e saímos no 4x4 da empresa para fazer o passeio nas montanhas e ter um encontro com os berberes. Foi uma experiência interessante porque tivemos.oportunidade de conversar na moral com os guias e entender melhor a questão política e racial do Marrocos. O preconceito racial lá não é contra negros mas contra os Berberes (antigos nomades) e estes são oprimidos e tem dificuldade de se desenvolver economicamente por empecilhos criados pela maioria árabe (que se localiza mais ao norte do país). 

Pois bem, no retorno ao hotel tudo estava bem mais vazio pois somente eu e dan fizemos o passeio dos berberes. O passeio inclui conhecer as minas, ouvir música creoulla e almoçar em uma tenda berbere. 

Recomendo a empresa tanto para viajantes autônomos (como nós) quanto para quem quer ir com empresa, seja saindo de Marraquexe ou Fez - a empresa faz o transporte e tem serviço de guia nas duas cidades (falam língua portuguesa e espanhola). É mais seguro e tranquilo ir com empresa (embora não seja mais barato). 

Adorei o passeio e recomendo 1 noite no deserto em Merzouga com a empresa Marruecos con tus ojos. 

Até!








Nenhum comentário:

Postar um comentário