quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Viagem: roteiro Marraquexe (2 dias)

Olá!

Praça Jemma El Fna
Hospedagem: Dar Tasmine (comentários sobre hospedagem aqui)
Transporte: há uma linha de ônibus regular que realiza a transferência do aeroporto até o centro da Medina (do lado da Praça Jemma El Fna). Não é caro mas se você estiver em mais de 2 pessoas talvez compense negociar um taxi. NÃO deixe pré acordado com o hotel/riad porque existem várias histórias de cobrança abusiva desse serviço de transfer.
Atrações vistas: Saadian tombs, Jardim Majorelle, Palais de bahia, Museu de Marraquexe, Madraça Ben Youssef e Praça Jemma El Fna.
Atrações que não consegimos ir: tem como esquiar próximo a Marrakesh, tem uns museus menores e uns outros jardins.
Moeda: Dirham (levar dólar ou euro para fazer o câmbio). Nós levamos euros e trocamos no aeroporto mesmo. Encontrei na internet pessoas falando de uns lugares na medina para trocar dinheiro mas preferimos não fazer isso.
Segurança: cuidado com crianças ou pessoas que se oferecem para te levar até determinado lugar. São falsos guias e existem relatos de pessoas que levaram turistas para determinado lugar e exigiram dinheiro para levar de volta. Na dúvida, pergunte para alguém na rua e a pessoa te indica as direções (ninguém fala para seguir).
Restaurantes recomendados: Taj'In Darna e Kosy Bar.

Nosso roteiro em Marraquexe foi de 2 dias de passeio, sendo que perdemos metade de um dia na chegada.


12:50Chegada MARRAKECH
-Pegar BUS linha 19 e saltar próximo a Arset El Bilk
-10 min até o Dar Tasnime
Imigração é rápida, sem muita burocracia
14:00Chegada ao hotelDar Tasmine
15:30-Saadian Tombs (2h) - 9 às 16.45 - 10 DHM
-Passear nos souks (mercados)
Noite-Praça Jemma El Fna + Jantar restaurante na praça - Taj'In Darna
08:30-Jardim Majorelle (1h) - 08:00 às 17:30 - 30 DHM
-Palais de La Bahia (1h) - 09:00 às 16:30 - 10 DHM
-Palácio El Badii (1h) - 08:00 às 17:00 - 20 DHM
Tarde-Madraça Ben Youssef (2h) - 8 Às 17h - 20 DHM
-Museu de Marrakech (1h) - 9 às 18:30 - 50 DHM
Almoço no restaurante Kosy Bar
Noite-Praça Jemma El Fna (2h) - aberto 24hJantar nas barraquinhas na praça + Taj'In Darna


Saadian Tombs:

É Um passeio que poderia ser dispensado (por falta de tempo) pois diferente do previsto, nós ficamos apenas 30 minutos no local.  


E não porque ão seja interessante e tudo mais mas porque ele fica mais distante das demais atrações e não tem muito o que ver/fazer. Tem sua importância histórica e tudo mas eu cortaria. 

Na real a gente somente foi porque era a única coisa que dava tempo para fazer naquele dia. 


Os Souks:
no Souk
Na volta das tumbas fomos caminhando dentro do mercado (a cidade É um grande mercado) e nisso fomos pegos pela conversa de um vendedor muito educado e acabamos "ganhando" nossa primeira disputa = o sistema de oferta de produtos e preço é diferente no Marrocos. 
Você diz quando quer pagar pelo produto e o vendedor vai jogar um preço muito maior. Se bobear você paga até 1/2 do valor proposto pelo vendedor inicialmente. 

Eu saí com a sensação de que devo ter pago muito caro por esse lenço (e o vestido que acabei comprando para combinar) mas como o preço pago foi o que eu determinei no final, saí todaaaa alegre porque "ganhei". O bad feeling só veio depois quando comecei a achar que um pedaço de pano simples pintado não devia custar 40 reais (100 dirham):p 

Praça Jemma El Fna

A noite na praça Jemma El fna
Terminamos o primeiro dia na praça Jemma El Fna - o coração de Marraquexe, o caus se Marraquexe e o lugar mais lotado de gente te enchendo o saco do Marrocos. Ah, também tem o encantador de serpentes e dá para ver um por do sol lindo. 

Pode parecer frescura mas tudo que há de mais diferente no choque cultural rola nesse meiuco. Culinária das barraquinhas (vale por experiência mas não por preço ou qualidade da comida. Passei raiva numa barraquinha dessa porque o cara reclamou do que pedimos - comida barata ¬¬ ) 

As pessoas de abordam grosseiramente para te vender tudo. Te cobram para bater fotos, te cobram por assistir uma exibição pública e, se der mole, agarram sua mão para fazer um desenho (correndo e na marra) para depois te cobrarem. 

Mas não é a merda que parece. Nós fomos 2x a noite na praça para ver o por do sol. Na primeira vez eu estava muito assustada porque a abordagem dos vendedores era muito agressiva. Além disso as pessoas (leia-se homens) estavam me secando o dia INTEIRO e estava muito desagradável a situação - e eu estava com calça de taktel e casacão hein. 

Na segunda noite deu para curtir mais. Em ambas as noites, apesar de haver bastante opções de restaurantes na cidade, nós preferimos o Taj'In Darna que é localizado perfeitamente ao lado do caus da praça sem que você sofra com o caus da praça. Atendentes educados, comida muito bem servida, preço razoável e ainda tem um terraço ótimo para ficar vendo o movimento da praça tomando um chá. O por do sol na praça é muito bonito. 

Uma das melhores refeições no Marrocos ( Taj'In Darna)
s2 
Localizado na praça Jemma El Fna (pra quem não curte comer no furdunço) 
Terraço do Taj'In Darna

Jardim de Majorelle:


Jardim de Majorelle
No segundo dia nós optamos por ir caminhando do Riad até o Jardim de Majorelle para conhecer a parte nova de Marraquexe (externa as muralhas).

Foi uma caminhada agradável e deve ter demora uns 30 minutos. Não houve assédio de vendedores nem nada (um alívio).

O lugar é muito agradável. Tem uma grande diversidade de plantas e árvores. É bom pra dar uma descansada e eu recomendo muito ^^






Nós negociamos um táxi para ir para o nosso próximo destino, o Palácio da Bahia, em 25 dirhans. SEMPRE negocie tuto no Marrocos!!!!

Palácio de La Bahia:

(foto no futuro quando o distinto lindo passar as fotos da gopro :P)

Acho que um dos passeios que eu mais gostei foi o Palácio de La Bahia porque dá aquele impacto cultural porque a decoração dos prédios é completamente diferente da que estamos habituados. O teto tem várias camadas diferentes - que não se repetem em outros cômodos.

Há um trabalho detalhado para cada cômodo e o tamanho deles surpreende. É enorme e lindo!

A uma hora reservada para essa atração foi insuficiente e eu recomendaria pelo mais uns 30 minutos (nós ficamos 1h e meia).

Almoço = Kozy bar - do lado do Palácio Bahia e no caminho para o Palácio El Badi em uma praça - o restaurante possui um terraço e serve uma comida boa (simples. Não é tão barato (lugar turístico né) mas acho que pela localização e (principalmente) por se distanciar da rua (leia-se assédio)  eu recomendo para quem estiver fazendo esse roteiro. Dá para dar uma descansada e apreciar a vista.

Kozy bar - ótima combinação para o Palacio Bahia e Palacio El badi. 

Palácio El Badi: 

(foto no futuro quando o distinto lindo passar as fotos da gopro :P)

Em verdade são as ruínas do antigo palácio. Achei incrível a vista que pode-se ter de uma das torres e o tamanho de umas piscinas que existiam no meio do palácio e irrigam uma vegetação interna.

E é engraçado porque existem vários pássaros enormes (não me lembro o nome agora) fazendo ninho nas torres e lugares altos da cidade - inclusive nesse palácio. Aí tem aquele coro no fundo de todo o passeio - não chega a ser desagradavel.

A curiosidade do lugar é que ele foi utilizado na gravação do filme "A múmia".

Museu de Marraquexe:



O Museu de Marraquexe não era o que nós chamaríamos de museu. Na verdade é uma antiga casa de de pessoa que foi muito influente em Marraquexe e que hoje em dia abriga diversas obras de artistas contemporâneos.

Existem exposições de alguns objetos antigos mas o foco mesmo é ir ver o prédio do museu - que é lindo e ricamente decorado.

Acho que vale a visita com cabeça de que você esta indo ver um prédio e que tudo mais é brinde. xD

Madraça Ben Youssef:

Madraça é uma escola para estudar o corão. O prédio em si é interessante - já que essa é uma das madraças mais antigas do Marrocos - mas não tem nadaaa demais. Na verdade, deve-se tomar cuidado pois no dia que fomos existiam pessoas NA PORTA do lugar dando informações de que o local estava fechado e forçando a pessoa a ir para outro lugar com ele.

Nós conseguimos nos desvencilhar e descobrimos depois que o local estava aberto (e que essa prática é comum no local!!!)

No caminho de volta nós começamos a realizar algumas comprinhas e seguimos andando calmamente até a Praça. Neste dia eu aproveitei melhor o lugar - com menos medo, tranquilizada de que não há histórico de violência nos centros e no Marrocos de forma geral.

 Na manhã seguinte nós retornamos ao aeroporto para pegar o carrinho que nos acompanharia em nossa viagem mas esse relato fica para o póximo post: Ait ben haddou / Ouazazate / Dades / Todra.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário