terça-feira, 13 de março de 2018

Livros viajantes II: As intermitências da morte

Olá!

Gente, esse livro demorou integralmente o 1 mês disponível para ser lido xD 
Nada contra - não é um livro ruim necessariamente - mas além de demorar para pegar o ritmo de escrita do Saramago (sem pontuação e indicações claras sobre quem é o interlocutor da vez), o livro tem diversos trechos que parecem repetir a informação e andar em círculos. Simplesmente a história parece que não se desenvolve. 

E qual é a história? 
Ora, um dia - sem qualquer explicação - as pessoas pararam de morrer. E depois do surto de felicidade - já que ninguém morria mais, veio a avalanche de problemas práticos em não morrer (seguro de vida? hiperlotação de asilos e hospitais? falência de funerárias? etc...) 
Mas por que as mortes pararam? Elas voltaram em algum momento? Por que apenas nesse país foi observado esse fenômeno? 

Para mim o livro se divide em 2 partes: a primeira que relata os efeitos do "fim das mortes" e as descobertas da origem desse fenômeno; e a segunda parte que fala sobre essa origem e o que aconteceu depois dessa interrupção. 

Por mais interessante que seja refletir sobre as questões colocadas na primeira parte eu achei MUITO cansativa a leitura. Já a segunda parte eu engoli - e adorei o fim! 

Se recomendo? Olha, não é um livro para qualquer pessoa não. Eu gostei do mote da história e só me obriguei a continuar porque era compromisso com o grupo e tal. Fico satisfeita por ter lido até o fim porque gostei bastante da segunda parte mas a maioria dos leitores não teria chegado lá. 

Como sabe-se, a proposta do grupo é colocar comentários ao longo da leitura do livro - para que os demais leitores comparem e exponham suas impressões. Nesse livro em particular até a Bia (que é uma das leitoras mais rápidas, ávidas e tolerantes) falou que ia fazer leitura dinâmica xD 

Logo, não é um livro que eu daria de presente para qualquer pessoa hahahaha Mas eu recomendo a leitura para quem gosta de pensar em situações utópicas para a humanidade. 



Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário