sexta-feira, 6 de abril de 2018

Viagens: San Andrés - roteiro de 5 dias

Olá!


E finalmente depois de mais de 6 meses que fiz a viagem eu FINALMENTE fiz esse post.

Na foto os migos fofos e brazucas que fizemos durante essa viagem. Nos conhecemos em Cartagena e descobrimos que nos hospedaríamos no mesmo hostel em San Andres. A coincidência nos juntou e nos mantemos amigos até hoje! Mas vamo pro que interessa.

0) Roteiro:  (vou apenas listas as atrações do dia, para detalhes continue lendo o post):

Dia 01 - Praia Peatonal Spratt Bight / snorkelling




# Nós levamos nossos pé de pato, sapatilhas de neoprene, mascara de mergulho e snorkling do Brasil. Recomendo que nesse primeiro dia, se você não levou a sapatilha e os óculos, que você compre. É muito fácil e não é caríssimo.

A programação nesse dia foi leve mesmo porque estávamos muito cansados mas acho que super vale curtir essa praia e não ficar correndo de um lado para o outro.







Aproveita esse primeiro dia para conhecer a cidade, as lojinhas, descobrir onde fica o supermercado (para comprar os galões de água que são necessários para sobreviver sem vender um rim) e ficar de boas nessa praia.
Com snorkling e nadando só um tico para o fundo (que dá pé)





Dia 02 - Tour VIP: Jhonny Cay + El Acuario + Haines Cay (nós fizemos) ou Apenas Jhonny Cay (recomendado)
Jhonny cay
Duração: 9h-18h
Preço: 30.000 COPs por pessoa + taxa de entrada em Jhonny cay - 5.000 COPs
** Para saber sobre o que achamos desse passeio vá direto para "passeios"

Dia 03 - Volta a ilha (Hoyo soplador+La piscinita+West View)
Duração: 9h-18h
Para fazer o passeio é necessário alugar um mula ou um carrinho de golfe (mais informações em "passeios). 
Custo mula: 180.000 COPs (nós dividimos com os migos. Se ficar em hostel tenta combinar de ir em galera e dividir)
Custo La piscinita: 5.000 COPs por pessoa. 

Dia 04 - Praia de Cocoplum e Rocky cay + All Inclusive do Decameron ou Beach Club Acqua
Se estiver hospedado no centro de San Andres precisará pegar um taxi ou um ônibus até lá. Nós fizemos das duas formas. É muito tranquilo e beeem mais barato ir de ônibus porque é meio distante. 

Nós não fomos no All inclusive do Decameron mas é bem recomendado na internet ( você paga um valor para passar o dia nas instalações e usufruir do all inclusive, acho que vale a pena). 

Nós ficamos no Beach club Acqua, o qual oferece estrutura de cadeiras, guarda sol e mesas sem custo. Apenas paga-se pelo que consumir (sem consumação mínima). 

Vá com sapatilhas de neoprene para explorar a ilha e, se for mais audacioso, ir até o barco naufragado que tem lá (vi uns loucos pulando lá de cima!)

Dia 05 -  El Acuario y Haines Cay (recomendado)
Duração: 09:00 - 14:00
Custo: 15.000 COPs

* No tour VIP o tempo em El acuário é muito curto e é um dos locais com maior quantidade de vida marinha em San Andres. Recomendo ficar só em Jhonny cay um dia (que aproveita mais) e um dia em El Acuário.


1) Como chegar? 
R: Avião.
Do Brasil:  não há vôo direto - sempre quicam em Bogotá antes. Nós fomos de vôo doméstico de Cartagena para San Andrés pela Viva Colômbia (relação de amor com os preços infinitamente mais baixos).
O preço médio do vôo Rio x San Andrés x Rio costuma custas em torno de R$ 1.500 (por pessoa, ida e volta). Nós conseguimos uma promo Rio x Bogotá x Rio por R$ 450,00 pela CopaAir então SUPER compensou nós irmos para Bogotá e incluirmos Cartagena.
De Bogotá: existem algumas empresas que fazem o trecho mas a Viva Air batia o preço. Agora na minha pesquisa para esse post a empresa chamada Wingo teve o melhor preço (aprox. 174.000 COPs - somente ida). Viva Colômbia (aprox. 190.000 COPs - somente ida) e Avianca (214.000 COPs).
De Cartagena: somente me lembro de ver 2 empresas fazendo o trecho mas não me lembro se era porque somente haviam essas ou se era porque o horário não dava... essas coisas. Na pesquisa para esse post o melhor preço é da Viva Colombia (116.000 COPs) seguida pela Latam (323.000 COPs)

Importante: a Viva Colômbia é uma empresa aérea low cost. Logo, os preços somente incluem bagagem de mão. Além disso, apenas coloquei o preço de ida porque, a depender do roteiro, você não irá comprar ida e volta com mesmos destinos.

#Dica para economizar 1: antes de comprar sua passagem do Brasil direto para San Andres verifique se é a opção mais barata. A Latam possui o vôo mas cobra mais caro (normalmente) para fazer esse trecho do que
##Dica para economizar2: se você vai apenas para San Andres ou se também vai para Providência (cujo vôo é em um teco teco com bagagem limitada a 10 kg) sugiro que tente viajar com a menor quantidade de coisas possível. Lá você só precisa de canga, bikini/sunga, uns vestidinhos/bermudas leves e rasteirinha. Itens de higiene básicos: sabonete, shampoo/condicionador, leave in, desodorante, pasta de dentes, perfume. ACABOU! Se vc for básico vai pagar a tarifa mais barata da Viva Colômbia e, acredite, dá uma BOA diferença no preço.

Como nossa viagem pela Colômbia era bem mais extensa e nós ficamos uns dias em Bogotá (frio) nós levamos mais roupas e por isso tivemos que pagar pela bagagem despachada.

2) Hospedagem: 
Minha gente, hospedagem é o que não falta em San Andres. Contudo, muito cuidado ao escolher a sua: verifique se há ar condicionado e leia os comentários dos hospedes para saber sobre a qualidade da água, café da manhã e quarto.
Nós ficamos no privativo do El viajero - é um hostel, logo a vibe é mais descontraída.
Custo: 200.000 COPs a diária.
Recomendo apenas para pessoas que se interessam em conhecer pessoas porque pelo mesmo preço é possível.
Os colegas que ficaram no compartilhado não tinham reclamações (além da água que é meio salobra mas pelo que eu li é assim por San Andres).

IMP! Verifique antes se fazer a reserva se há algum comentário sobre a ducha no banheiro - uma conhecida acabou pegando um hostel que o funcionamento da ducha dependia dela ficar pressionando um botão = impossível lavar o cabelo.
Outra coisa muito importante para verificar é se HÁ ar condicionado no seu quarto. San Andres é muito quente e dormir sem ar (principalmente se ficar em quarto compartilhado) é um desafio desagradável e uma economia desnecessária.

3) Alimentação:


  • El parqueadero ($)

Restaurante baratoso = barato e gostoso. A gente almoçou lá várias vezes porque valia muito a pena e era muito perto do hostel El viajero.
Sopa + prato principal + refresco = Custo: 15.000 COPs. (Para 1)
Dependendo do tipo de carne aumentava um pouco mas era tão bem servido que valia a pena.


  • Cafe Cafe: ($$)

Restaurante um pouco disputado - notamos que em certos horarios fazia fila para entrar. Esta localizado em uma área cheia de restaurantes.
Ele é mais carinho, contudo as porções eram tão bem servidas que nós sempre pediamos apenas um prato para os dois - e ainda saiamos cheios. Limonada de coco deliciosa também.
Custo: 41.000 COPs (para dois)


  • Restaurante Acqua: ($$)

É um clube com serviço de bar e restaurante localizado na praia de cocoplum - praia que eu adoreeeeiii - fornece uma área agradavel para quem quer acessar a praia. Tem lockers para guardar objetos de valor, cadeiras e guarda sol sem custo para quem consome no local (não há consumo mínimo)
Micheladas custavam 8.000 COPs, cerveja custava também 8.000 COPs.
Nós fomos mais de uma vez nesse clube e em uma das vezes passamos o dia todo e a conta deu 103.000 COPs (entrada + filet cocoplum+ 5 cervejas + 2 micheladas + 1 limonada de coco).
[17:40, 9/4/2018] +55 21 98585-6318: Acho que pra qualidade da comida e pela quantidade de comida e bebida que consumimos o preço esta super compativel. No Brasil nós teriamos gasto muito mais consumindo isso tudo.


  •  Beer station: ($$)

Ta ai um restaurante que achei muitoo caro para o que fornece - hamburguer.
É uma opinião pessoal, já que eu não ligo muito para hamburguer (acho tudo igual) mas as outras pessoas que foram com a gente gostaram.
O que eu gostei do restaurante é a localização: do lado da praia peatonal.
Custo: 63.000 COPs ( 2 hamburgueres + 2 cervejas)



Restaurante com uma decoração linda que fica dentro d'água. É famosinho e por isso recomendo fazer reserva pelo site.

Achei a comida gostosa e bem servida maaas o preço - em relação a outros restaurantes - é mais elevado.

É romântico, é bonito mas se você estiver em uma viagem mais econômica fuja xD
Custo: 121.000 COPs (2 limonadas de coco + 2 pratos principais de peixe)

  •  Casa blanca: ($$$)

É um complexo de restaurantes famosinhos localizado na praia peatonal e oferece diversas cozinhas diferentes - italiana e thailandesa foram as que nós provamos.
Achei o atendimento excelente e a comida é boa / bem servida maaaaas, novamente, o preço em relação aos demais restaurantes da ilha é elevado.
Custo: 100.000 COPs (2 limonadas de coco + 1 prato principal do menu thailandes + 1 prato principal do menu italiano)


  • Mercados ($):

Cerveja e água nós compramos várias vezes em mercados porque na praia, nas ilhas dos passeios e no hostel custavam as vezes 3x mais! E como é muito quente você bebe muito! Logo, algo que parece economia besta, virou uma economia alta. Estimo que comprando essas coisas no supermercado economizados aprox. 40.000 COPs!!

## Dica: diferente do Brasil - que existem empregados das barracas atendendo na praia - em San Andres não existe esse tipo de serviço. Logo, se aparecer alguém oferecendo bebida na areia PERGUNTE O PREÇO ANTES! Existem vários relatos do rapaz comprar na barraca - na praia - por x e vender para o turista na areia por 3x! Não seja enrolado!

4) Passeios recomendados: 

1) Tour Vip = jhonny cay + el acuario + haines cay + montarrayas + estrelas do mar + mangues.
Custo: 35.000 COPs (por pessoa) + 5.000 COPs (entrada jhonny cay)

em el acuario


El acuário
Montarrayas - Daniel de boas


Montarraya - a caraaa de que to adorando xD 




















































2) Jhonny Cay:


Fizemos amigos brasileiros em Jhonny Cay!!! 

Custo: não sei porque não fiz apenas esse passeio (embora recomende)
Duração: 09:00 - 15:00

no barco 


















jhonny cay ao fundo



estrutura (paga) na praia de Jhonny Cay

As iguanas que vivem na ilha
Pessoal, esse é o tour mais vendido na ilha. Ele inicia as 09h da manhã com previsão de retorno as 18h.


O roteiro varia de acordo com a empresa mas a regra é começar em jhonny cay, almoça lá (custo de 35.000 COPs por pessoa), depois vai para os mangues, depois vai para Acuario no fim da tarde (momento que se vê as montarrayas).

 Haines cay é uma ilha do lado de El acuario que você pode ir andando.

Eu não recomendo fazer esse tour porque fica extremamente corrido o período que ficamos em El acuario. A gente viu as montarrayas correndo e nem conseguimos ir a haines cay.

Parece "economia" mas não é.

Eu recomendo tirar um dia para jhonny cay e outro dia para el acuario. Se quiser fazer o passeio das montarrayas (algo que eu não aconselho porque achei cruel o negócio) tem como fazer no pacote para el acuario.

Outros gastos jhonny cay:
35.000 COPs de guarda sol e 2 cadeiras.
12.000 COPs coco loco
30.000 COPs - almoço (mei sem graça que eles oferecem na ilha)

2) El acuario:

migos no barco indo para El acuário - olha essa água!

Custo: 15.000 COPs (por pessoa)
Outros gastos:
20.000 COPs (máscara de snorkling)
15.000 COPs (calçado de neoprene)

Para quem gosta muito de observar a vida marinha. Este passeio pode ser feito de manhã ou no final da tarde.

Nós fomos de manhã - depois de já termos feito o VIP - e não nos arrependemos nadinha. Observe a diferença do mesmo local em tours diferentes:
El Acuário no Tour VIP
No tour só para El acuário 
Tá. Essa comparação não é justa porque tinha uma galera lá mas não era TÃO cheio como no tour vip. A cor da água também é melhor vista porque nesse tour fomos de manhã.
uma foto mais real xD 
Tem muita diversidade marinha na área e pela manhã forma uns bancos de areia. O lugar fica lindissimo!
em haynes cay


no fundo haynes cay

um dos caminhos no meio do mar




peixes, peixes por todos os lados
fazendo estripulias - dan, ny, ana, kiko e ruan


3) Volta a ilha:



  • Aluguel de carrinho / mula:



Necessário para fazer a volta a Ilha. É muito legal e deixa a pessoa mais autônoma para parar nos lugares e ficar o tempo que quiser.
Nossa mula tinha capacidade para 5 pessoas.
Custo: 180.000 COPs + abastecer no final do dia.


  • La Piscinita: 
Acho que essa foto resume que lugar LINDO



Custo: 5.000 COPs

É muito bonito e é bem legal ficar lá boiando. Tem um trampolim e os corajosos pulam (eu pulei 2 vezes mas escorrei na segunda e bati mal na água na queda - pensei que ia morrer com a falta de ar).
Recomendo levar oculos de mergulho mas se não levar tem como alugar lá (mas é mei nojento).

É feito um passeio no mesmo local chamado "Acquanautas". Nós pretendiamos fazer mas achamos muito caro e muito rápido (era mais de 100.000 COPs por uns 30 min... foi mal mas não acho que vale).

não faço ideia de pq essa foto ficou embaçada mas dá para ver a área de mergulho ^^ 


quer peixe: toma peixe xD


  • West view: 

Nós nem entramos porque era a mesma coisa que La piscinita.


  •  Playa San Luis: 




Nós ficamos ali curtindo as poças que formavam na praia porque a maré tava baixa mas pela falta de estrutura acabamos retornando o passeio.

Acho que é um lugar bom para quem tem criança porque sempre fica raso e calmo.

  • Praia de Cocoplum e Rocky cay
lado esquerdo: praia de cocoplum Lá no fundo a ilhazinha é Rocky.
Há um caminho de terra que liga os dois lugares ^^

quase chegando em Rocky Cay


os destroços do barco lá no fundo

olha essa água!

na ilha de Rocky Cay

Pessoal chegando em Rocky Cay

no fundo Rocky Cay
o acqua
Foi a praia que mais gostei - apesar de ser mais distante. Nós fomos duas vezes. A estrutura do Beach Club Acqua é ótima (tem uns lockers para deixar as coisas que molham). 

Além de ficar lagartando no sol ou caminhar na praia, você pode caminhar dentro do mar até a ilha de Rocky cay, observar os destroços de um navio naufragado bem próximo a ilha. 

Mergulhando com snorkling na área próxima a ilha é possível ver bastante vida marinha (vi uma raia inclusive!). 

Por fim, alugamos um jetski e foi MUITO legal a brincadeira. ;) 

O que não deu pra fazer foi o Parasail porque não reservamos com antecedencia (e achamos o preço puxado... mais de 100.000 COPs por 15 min!). 



É isso. Qualquer dúvida, coloca nos comentários.

Até Providência ( o melhor lugar dessa viagem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário